Os municípios de Nhamundá e Parintins são, respectivamente, as comarcas 59 e 60 a receberem o projeto.
No mês de novembro a agenda de eventos da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) será marcada pela conclusão das atividades do Programa de Interiorização nas duas últimas comarcas a serem visitadas, Nhamundá e Parintins, localizadas na região do Baixo Amazonas. Além dessas, outras atividades como cursos e palestras, nas modalidades online e presencial estão previstas para o mês.
O programa de Interiorização, que foi um dos destaques da gestão do desembargador Cezar Bandiera, na direção da Ejud, visa atender às necessidades das comarcas do interior, levando cursos e formações personalizadas para a realidade de cada uma das unidades judiciárias buscando com isso melhorar o atendimento do Judiciário à população.
Para o desembargador Bandiera, o encerramento do Programa de Interiorização em 2024 atingindo as 61 comarcas do Amazonas “é um marco histórico para o Tribunal, que mostra o comprometimento da Escola Judicial com os valorosos servidores e servidoras que atuam no interior e que são o portal da cidadania no acesso à justiça. Com essa ação, conseguimos estar presentes em 100% das comarcas e ao final dessa exitosa ação temos a certeza que fortalecemos o sentimento de pertencimento dos servidores ao Poder Judiciário”, destacou o magistrado.
O calendário
Ao mesmo tempo que parte da equipe da Escola estará voltada para a conclusão da Interiorização, o calendário de eventos segue com atividades formativas presenciais na capital e atividades online voltadas para todos os servidores, serventuários e estagiários do Tribunal, em atividades dos outros eixos temáticos alinhados com o planejamento estratégico do TJAM.
Dentre os cursos oferecidos pela Ejud estão a 7.ª turma do Curso de Formação Inicial de Servidores (CFIS) em 2024; o curso intensivo de Libras básico; e uma nova etapa do curso “Interiorizando a Justiça Restaurativa”, que será realizada na cidade de Tabatinga.
As inscrições para os eventos podem ser realizadas no site da Ejud, utilizando a plataforma EmeronWeb ou clicando aqui.
Confira o calendário completo de novembro:
01/11 - Encerramento do Projeto Longevivendo.
01 a 07/11 - Curso “Interiorizando a Justiça Restaurativa” na cidade de Tabatinga.
04 a 08/11 - MBA: Tópicos Especiais em atendimento a Crianças e Adolescentes.
11/11 - Libras Básico (Intensivo).
12/11 - Libras Avançado.
13/11 - Projeto “Gênero em Foco”.
13 a 14/11 - Libras - Nível Básico (Intensivo).
13 a 14/11 - Encerramento do Programa de Interiorização em Parintins.
18/11 - Curso “O uso das TPUs no dia a dia da Unidade Judiciária”.
18 a 19/11 - Webinário - Dia da Consciência Negra
19/11 - Libras Avançado.
21 a 22/11 - Curso de Formação Inicial aos Servidores - 7.ª Turma.
21 a 22/11 - Comunicação Transformadora - Assistência Militar.
21 a 22/11 - Libras Básico (Intensivo).
25/11 - Palestra - Quebrando barreiras: A abordagem e os desafios na inclusão de Pessoas com Deficiência.
25 a 27/11 - Workshop “Trilha da Migração” - 10.ª Etapa.
25 a 30/11 - MBA: Desafios na prestação jurisdicional na Amazônia.
26/11 - Libras Avançado.
27 e 29/11 - Letramento Racial: Comissão de Assédio.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra o desembargador Cezar Bandiera em pé, falando em um púlpito com a badeira do Brasil, a bandeira do Amazonas e do Poder Judiciário Amazonense ao fundo.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Chico Batata | Acervo TJAM