O evento é fruto da parceria entre a Escola Judicial do TJAM e a Rede de Governança do Brasil.
Estão abertas as inscrições para o “3.º Encontro de Compliance, Integridade e Governança do TJAM”, podendo ser feitas aqui. O congresso faz parte da parceria entre a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) e a Rede de Governança do Brasil (RGB).
O Encontro vai ocorrer na quinta-feira (10/10), no auditório Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, localizado no prédio anexo à sede do Poder Judiciário em Manaus, a partir das 09 horas, com duração total de 08 horas-aula, que serão certificadas ao fim do evento. O evento é aberto ao público, com um número limitado de vagas.
Entre os palestrantes estão a secretária de Auditoria Interna do TJAM, Nabiha Monassa; o analista judiciário do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Diocésio Sant’anna; o Controlador-Geral do Estado do Amazonas (CGE/AM), doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Jeibson Santos; o coordenador de Governança de Contratações e Obras do Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região (TRT11), Eduardo Cruz; a especialista em Engenharia de Software, Compliance e Docência no ensino superior pela faculdade Famart, Luzia Albuquerque; e o Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Lytton Lomas.
Segundo a secretária de Auditoria Interna do TJAM, Nabiha Monassa, o encontro “é uma boa prática executada pelo TJAM que possibilita o encontro de ideias de diversos órgãos públicos e da iniciativa privada, fazendo com que as atividades de compliance e auditoria sejam compartilhadas e a integridade fortalecida”.
Para o analista judiciário do STJ, Diocésio Sant’anna, o encontro é de extrema relevância por abordar questões significativas para o desenvolvimento da administração pública brasileira – compliance, integridade e governança. Além disso, Diocésio falou um pouco sobre a sua palestra, que terá como tema Programa de Qualidade em Auditoria Interna: “O Programa de Qualidade é muito relevante porque permite que a Auditoria saiba onde que ela está, o que ela precisa aprimorar, e com a implementação do programa de qualidade, é possível saber se a Auditoria está entregando aquilo que precisa, se está verdadeiramente agregando valor, está aprimorando os processos da organização e caso não esteja, ela vai poder adotar medidas para que passe a aprimorar ali a prestação do seu serviço”.
Edições Passadas
O encontro tem sido realizado anualmente desde 2022, quando sua primeira edição foi realizada em agosto, discutindo temas como a Lei Anticorrupção, o programa de integridade e governança pública.
Em 2023, o encontro teve sua segunda edição realizada no mês de agosto, onde foram discutidos temas como governança no sistema de justiça, parâmetros do processo de implantação do programa de integridade, governança e transformação digital no Poder Judiciário.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria é o card de divulgação do evento. No fundo é possível ver um par de mãos digitando em um notebook, por trás de um filtro azul. No topo da imagem há o nome do evento e na parte de baixo há a data e horário.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Arte: Iully Gomes | Ejud