Durante o biênio 2023/2024, o Programa visitou quase todas as comarcas do interior do Amazonas.
Seguindo firme na missão de capacitar os servidores de comarcas interioranas, o Programa de Interiorização do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), realizado por meio da Escola Judicial (Ejud), visitou, nos dias 12 e 13 de setembro, o município de Canutama, distante 614 km em linha reta da capital. Essa viagem marca a 55.ª comarca alcançada pelas ações do Programa.
Visando melhorar o atendimento àqueles que necessitam do judiciário, a Interiorização levou dois cursos para Canutama: “Instauração do Processo de Execução Penal e Noções de Uso do Sistema Eletrônico de Execução Unificado - SEEU” e “Painéis de Metas e Business Intelligence Power BI – TJAM e Estratégias para Cumprimento de Metas e Indicadores do Conselho Nacional de Justiça - CNJ”. As capacitações foram realizadas nos dois dias, totalizando 12 horas-aula.
Responsável por ministrar ambas formações, a diretora da Secretaria de Vara Única da Comarca de Guajará, Sigrid Almeida Soares, ressalta a importância dos cursos da interiorização para garantir uma melhora nos desempenhos das comarcas: “Os cursos foram focados mais em estratégias de como a secretaria pode melhorar o desempenho para o cumprimento de meta com o final de ano chegando”, declarou.
Sigrid também relatou sua gratidão pelo programa e pela oportunidade de ver “a realidade de outros colegas e ainda mais nas comarcas mais isoladas do nosso estado”.
A 5 Comarcas de atingir o marco de 60 visitadas no biênio 2023/2024, o diretor da Escola Judicial, Cezar Luiz Bandiera, salienta que o programa está próximo de alcançar 60 comarcas do estado e que isso é “uma conquista inédita e fundamental para melhorar o acesso à justiça em regiões remotas do nosso estado. O Programa reflete o nosso compromisso de levar capacitação de qualidade a todos os servidores do Judiciário. Cada visita a uma comarca é um passo importante para garantir que o atendimento à população seja eficaz e alinhado com as exigências do CNJ”, frisou o diretor.
O Programa
Intensificado durante a gestão do diretor Bandiera, o Programa de Interiorização se aproxima de alcançar a marca de 60 comarcas alcançadas, visitando todas as comarcas do interior do Amazonas. Com previsão de completar as viagens no mês de outubro, o próximo município a ser visitado é Borba.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra os servidores de Canutama juntos com Sigrid Soares em frente à comarca de Canutama.
Texto: Gabriel Horta /Ejud
Foto: Carlos Eduardo Barbosa /Ejud