Os cursos oferecidos são voltados para prestação jurisdicional e para atenção psicossocial.
Encerra nesta sexta-feira (31/05) o prazo para inscrições nos cursos “MBA em Acesso à Justiça e Prestação Jurisdicional na Amazônia” e “Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização - Atenção Psicossocial e Direitos Humanos” oferecidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) por meio da Escola Judicial (EJUD).
Os cursos são voltados para os servidores efetivos, comissionados e serventuários do TJAM, de órgãos do Sistema de Justiça, além de outras instituições parceiras, conforme previsão de cada edital.
O “MBA em Acesso à Justiça e Prestação Jurisdicional na Amazônia” tem como objetivo capacitar agentes públicos para atuar na gestão de processos de melhoria da prestação jurisdicional, incluindo facilitação do acesso à Justiça.
O curso será realizado na modalidade presencial e tem carga horária total prevista para 360 horas-aula, com duração máxima de 12 meses.
Já a “Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização - Atenção Psicossocial e Direitos Humanos”, que será em modalidade híbrida, para atender aos servidores das comarcas do Interior do Estado do Amazonas, visa oferecer conhecimentos sobre atenção psicossocial e um aprofundamento nos direitos humanos, focando, principalmente, nos servidores das áreas de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.
Avaliação da equipe da Escola
Segundo o desembargador Cezar Bandiera, diretor da EJUD, é satisfatório ver o alcance das ações da Escola sendo ampliadas com a oferta de duas formações em nível de especialização. No caso do MBA, é uma “iniciativa pioneira da EJUD, que reflete o nosso compromisso institucional em formar, atualizar e aprimorar a aplicação do conhecimento no âmbito do Poder Judiciário”, afirma o desembargador.
O objetivo maior da promoção desses cursos, é o de “garantir o adequado atendimento ao jurisdicionado, assegurando-lhe uma prestação jurisdicional célere, com impactos positivos na sociedade e no acesso à justiça”, afirmou o magistrado.
A coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da EJUD, Munique Therense, destaca que “foi um desafio montar uma matriz que atendesse aos interesses plurais das equipes psicossociais do TJAM, mas estamos confiantes de que a proposta final, que inclui atualizações em temas clássicos e emergentes ministradas por corpo docente reconhecidamente capacitado, atenderá aos interesses institucionais de ampliação do acesso à Justiça e qualificação da prestação jurisdicional”.
O edital do curso de “Atenção Psicossocial” e o link para inscrições estão disponíveis clicando aqui. Já o do “MBA em Acesso à Justiça” está disponível clicando aqui.
#ParaTodosVerem: A foto que ilustra a matéria mostra uma servidora de vestido preto e cabelos ruivos lendo o edital da pós-graduação em seu computador.
Texto e foto: Gabriel Horta | EJUD