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Servidores da EJUD apresentam trabalhos em Encontro Nacional de Psicologia, Educação e Direitos Humanos

Evento tem o objetivo de possibilitar o intercâmbio entre pesquisadores e a divulgação científica de pesquisas realizadas no âmbito da Amazônia, em nível nacional com pesquisadores que dialogam com as temáticas.


EVENTO

Um grupo de 4 servidores e 1 estagiária da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (EJUD/TJAM) participaram nesta terça-feira (27/02) do 1.º Encontro Nacional de Psicologia, Educação e Direitos Humanos na Amazônia (EDHAMAZONIA) realizado em Manaus no campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O EDHAMAZONIA visa promover o diálogo sobre as temáticas referentes à Psicologia, Educação, Direitos Humanos na Amazônia por meio do intercâmbio entre pesquisadores e a divulgação científica de pesquisas realizadas na região, em nível nacional com pesquisadores das áreas temáticas.

A equipe foi formada pelo secretário-geral da EJUD, Rafael Luan Andrade Santos, o chefe da Divisão de Rotinas Administrativas, Leandro Sousa de Oliveira, a servidora da equipe de Pedagogia, Thayane Nascimento Saraiva, o coordenador de projetos, Ricardo Peres da Costa, o servidor do TJAM e instrutor da EJUD, Elieder Bonet Abensur, e a estagiária em Pedagogia, Alexandrina Oliveira Rebelo.

O grupo apresentou 3 trabalhos na modalidade comunicação oral com temas relacionados aos trabalhos desenvolvidos pela Escola Judicial e a questão de violação de direitos da criança. 

De autoria dos servidores Elieder Bonet Abensur, Ricardo Peres da Costa e Rafael Luan Andrade Santos, o trabalho intitulado “Programa de Interiorização como mecanismo de Justiça e Educação no interior do Amazonas”, apresentou os desafios de implementação e as conquistas do Programa desenvolvido nas Comarcas do Tribunal de Justiça no interior do Estado do Amazonas.

O segundo trabalho, com o título “Os processos educativos para acesso à Justiça na perspectiva da linguagem simples” de autoria de Ricardo Peres da Costa, Rafael Luan Andrade Santos, Leandro Sousa de Oliveira e Thayane Nascimento Saraiva, reflete sobre os processos educativos da EJUD e a adoção das recomendações do CNJ sobre Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples.

“A formação em Pedagogia e a garantia de atendimento de crianças em situação de violação de direitos”, trabalho de autoria de Alexandrina Oliveira Rebelo e Emerson Sandro Silva Saraiva, é um relato de experiência que narra a importância do profissional da Pedagogia na garantia de direitos à educação de crianças em situação de acolhimento institucional.

Para o secretário-geral da EJUD, Rafael Santos, a participação de servidores da Escola Judicial em eventos acadêmicos externos é de grande importância para incentivar a produção de trabalhos ligados à atuação profissional dos servidores do Tribunal. “Além de divulgar nossas ações, nossa participação aqui enquanto representantes da Escola do TJAM objetiva fomentar a produção acadêmica entre os servidores como forma de potencializar a qualidade do serviço prestado aos jurisdicionados”, destacou Rafael Santos.

O evento segue até o dia 29 e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) além de parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Universidade de Rondônia (UNIR), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Pará (UFPA),  Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Associação Brasileira de Psicologia  Núcleo Manaus (ABRAPSO Manaus), Conselho Regional de Psicologia da 10.ª e da 20.ª região, além de movimentos sociais.

 

#ParaTodosVerem: Fotografia que ilustra a matéria mostra os servidores que participaram do evento posando para foto em pé, lado a lado, em frente a um painel com a arte do evento.

 

Texto: Elisângela Araújo e Igor Braga

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