A Corregedoria Nacional de Justiça dá início à Semana Nacional de Regularização Fundiária Solo Seguro no Amazonas com debates, seminários e provendo a entrega de títulos de propriedades. A abertura ocorre nesta terça-feira (29/8).
A cerimônia de abertura da Semana Nacional de Regularização Fundiária, marcada para esta terça-feira (29/8), terá pronunciamentos do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão; do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes; além da presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge.
O evento começa às 14h, no Auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, localizado no 2.º andar do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à sede do TJAM, no bairro do Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. Haverá uma videoconferência às 14h40, com a participação de representantes da Prefeitura de Apuí e a de Coari além dos delegatários das serventias extrajudiciais das duas comarcas, para a entrega de títulos de propriedade a famílias desses municípios. Em seguida, serão apresentadas boas práticas do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (NGFS/CGJ-AM) e haverá a assinatura de Termos de Compromisso e Responsabilidade com municípios amazonenses.
Solo Seguro
A Semana de Regularização Fundiária - "Solo Seguro" ocorre nos nove estados brasileiros da Amazônia Legal, para a promoção da regularização e o combate à grilagem de terras. Até o momento, em âmbito nacional, estão previstas entregas de 20 mil títulos de propriedades. O esforço conta ainda com apoio da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), por meio dos cartórios extrajudiciais e registradores do Amazonas e demais estados que compõem a Amazônia Legal. Os cartórios são fundamentais para o projeto Solo Seguro, por garantir a segurança jurídica que só é alcançada após o registro do título devidamente analisado.
No Amazonas, o projeto promoveu audiências públicas e debates sobre temas como governança de terras indígenas, exploração do trabalho indígena, desmatamento florestal, tráfico de jovens para o exterior, alcoolismo nas aldeias e outros temas relativos à influência da cultura branca sobre os povos originários.
A Semana se repetirá anualmente, sempre na última semana do mês de agosto, em ações desenvolvidas em parcerias com os tribunais de Justiça. Estão previstas além da emissão dos títulos de propriedade em nome dos ocupantes legítimos em área urbana, identificação, delimitação e titulação em áreas rurais.
Serviço
Abertura da Semana Nacional de Regularização Fundiária / Solo Seguro no Amazonas
Dia: 29/8/23 (terça-feira)
Local: Auditório Des. Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro (anexo Sede TJAM)
Hora: 14h
#PraTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra uma foto de uma grande área plantada, ao pôr-do-sol, com o nome do evento no centro da imagem: Semana de Regularização Fundiária (em fonte branca) - Solo Seguro (grifados em verde claro e azul claro, respectivamente). Ao fundo, o céu com nuvens no entardecer e uma área de floresta.
Com informações do Portal do CNJ
Setor de Comunicação Social Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM)
(92) 2129-6672
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.