As atividades fazem parte do Cronograma Anual de Correições Ordinárias, estabelecido no início deste ano pela Corregedoria.
A equipe da CGJ/Am foi recebida pelos servidores e magistrado da Comarca de Boca do Acre, no interior do Amazonas. (Foto: Acervo da Comarca de Boca do Acre)
A equipe da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) esteve recentemente em Boa do Acre, a 1.026 quilômetros de Manaus, para realizar uma correição ordinária na Vara Única da comarca. Os trabalhos correicionais no município foram coordenados pela desembargadora Joana dos Santos Meirelles, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com apoio do juiz-corregedor auxiliar Julião Lemos Sobral Júnior.
A desembargadora Joana enfatizou que a inspeção realizada pela Corregedoria possui o propósito de auxiliar os magistrados e servidores do Poder Judiciário na gestão do seu ofício e de realizar um acompanhamento da sua atuação de modo a oferecer uma prestação de serviço de forma mais célere e eficiente.
A correição em Boca do Acre foi determinada pela Portaria n.º 177/2023-CGJ/AM, que considerou principalmente os artigos 74 e 75 da Lei Complementar n.º 17/97 (Lei de Organização e Divisão Judiciária do Estado do Amazonas) – que tratam das atribuições da Corregedoria na realização de inspeção e correição dos serviços judiciários; e o Edital de Correição Ordinária – Cronograma 2023, da CGJ.
Reunião com equipe da Comarca de Boca do Acre.
Pela portaria, também foram designados para integrar a equipe da correição os servidores Daniel Crespo Lins e Elis Karina Rodrigues Cordeiro, além do chefe de Gabinete da CGJ, Sérgio Amorim, que conta com apoio da Comissão Permanente de Correição Virtual nas Unidades Judiciais e Extrajudiciais do Interior do Estado do Amazonas.
A correição em Boca do Acre foi realizada no período de 5 a 8 de julho e será elaborado um relatório sobre a inspeção, contendo informações e/ou recomendações pertinentes à Comarca.
Também durante a inspeção foi realizada visita institucional ao cartório extrajudicial do município. A comitiva da Corregedoria conversou com a responsável pela serventia, Patrícia da Silva Dias Amaral.
Visita institucional à serventia extrajudicial de Boca do Acre, o Cartório Dias. Da esquerda para direita: Sérgio Amorim, chefe de Gabinete da CGJ; a tabeliã Patrícia Dias Amaral; o juiz da Comarca de Boca do Acre, Otávio Ferraro; e o juiz-corregedor auxiliar Julião Lemos.
Regularização Fundiária
Em Boca do Acre, a equipe do TJAM/CGJ reuniu-se com o prefeito de Boca do Acre, José Maria Silva da Cruz, o “Zeca Cruz” (PP), na sede da Prefeitura, com o objetivo de discutir a regularização fundiária no município (urbana e rural), tema que vem sendo objeto de uma série de ações das Corregedorias de Justiça de todo o País desde o lançamento do Programa Permanente de Regularização Fundiária (Provimento n.º 144/2023, da Corregedoria Nacional), e que atribui às Corregedorias estaduais a função de definir, coordenar e dar celeridade às medidas relativas à regulação de terras (rurais e urbanas), além de promover a Semana Nacional de Regularização Fundiária, a ser realizada em agosto.
Durante a reunião, o prefeito de Boca do Acre se comprometeu em apoiar a regularização fundiária no município. Do Judiciário, estavam presentes a desembargadora Joana Meirelles; o juiz auxiliar da CGJ Julião Lemos Sobral Júnior; o juiz da Comarca de Boca do Acre, Otávio Augusto Ferraro; e o chefe de Gabinete, Sérgio Amorim, da CGJ. E também Monize Rafaela Pereira Almeida Freitas, controladora-geral do Município; e Dilermando Melo de Lima, presidente do Sindicato Rural de Boca do Acre.
Reunião na sede da Prefeitura de Boca do Acre. Na pauta, a regularização fundiária no município e as ações desenvolvidas pela CGJ em relação ao tema no estado. (Foto: Acervo Prefeitura de Boca do Acre)
#PraTodosVerem: A matéria está ilustrada com quatro fotos. A principal, que abre a reportagem, mostra 12 pessoas em pé (homens e mulheres de várias idades), perfiladas lado a lado, com a desembargadora Joana e o juiz da comarca no centro. Eles estão na frente do fórum. A desembargadora, que presidiu a correição, tem o cabelo escuro e curto à altura dos ombros, pele clara, usa óculos e está sorrindo para foto; ela usa um vestido com estampa floral e sapatilhas pretas. Ao seu lado está o juiz Otávio Ferraro – tem cabelo curto e escuro e pele clara; veste um paletó preto, com camisa branca e gravata cor de vinho. Ao fundo aparece parte da parede branca do fórum, com a imagem do brasão e a identificação “Fórum Oswaldo Frota, Boca do Acre-AM”. Fim da descrição.
Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM
Fotos: Acervo da CGJ e da Prefeitura de Boca do Acre
Setor de Comunicação Social da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas
Telefone: (92) 2129-6672
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.