Em sua 18ª edição, iniciativa que conta com o apoio da Corregedoria Nacional de Justiça, avaliou unidades inscritas de todo o País em 10 critérios, qualificando-as nas categorias Rubi, Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa.
Com a premiação de seis Cartórios do Amazonas, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) realizou na última terça-feira (06.12), em Brasília/DF, a cerimônia oficial de entrega do 18º Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), iniciativa que reconhece a excelência de gestão e qualidade no atendimento das unidades de Notas e de Registros do País. Em razão dos cuidados necessários em razão da atual conjuntura da COVID-19, tanto as auditorias como a premiação se deram de forma híbrida, com participantes de forma presencial e transmissão online.
Com a presença de cartórios de 24 unidades federativas, o Amazonas contou com seis Cartórios participantes, tendo sido premiados três na categoria Ouro e outros três na categoria Diamante. Um deles também ganhou a categoria Rubi Master por ter conquistado quatro prêmios diamante consecutivos. Nesta edição, foi lançada a categoria PQTA Especialidades – Edição Cartório Digital, que reconheceu as inovações do setor. Alcançaram essa posição três dos cartórios concorrentes. Confira a lista no final no texto.
“Essa é uma premiação nacional que busca incentivar a melhoria continua na qualidade dos cartórios, envolvendo processos de gestão, administração, sustentabilidade, segurança da informação e tecnologia. As serventias do Amazonas estão cada vez mais envolvidas nessas questões e esse reconhecimento é prova disso”, disse o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (ANOREG/AM), David Gomes David.
Durante a cerimônia, o ministro Luís Felipe Salomão destacou a importância da premiação que avalia a qualidade dos serviços prestados à população. “Este prêmio cumpre um papel muito importante ao selecionar os serviços notariais e de registros brasileiros que se destacam pela qualidade na gestão organizacional e na gestão de relacionamento com os usuários”, afirmou. O ministro ainda destacou “a Corregedoria Nacional de Justiça apoiará qualquer iniciativa que venha a contribuir para o aperfeiçoamento da atividade extrajudicial e que redunde na melhoria e na qualidade do serviço em benefício do cidadão”.
Já o estado do Ceará teve o maior número de premiados, com 22 unidades, seguido por Mato Grosso e Minas Gerais, com 21; Goiás e Pará, com 20; São Paulo, com 15; Santa Catarina, com 13; Bahia, com 12; Rio Grande do Sul, com 9; Paraná, com 5; Espirito Santo, com 4; Pernambuco e Rio de Janeiro, ambos com 3; Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rondônia com 2 cada; e Mato Grosso do Sul, Piauí e Sergipe; com 1 cada estado.
Entre as unidades premiadas, 130 cartórios receberam a condecoração na categoria Diamante, 42 na categoria Ouro, 15 na categoria Prata, 3 cartórios na Bronze e 1 como Menção Honrosa. Além das categorias tradicionais do PQTA, também foram entregues os prêmios nas categorias Rubi Master, com 42 cartórios condecorados, entregue àqueles que conquistaram quatro prêmios Diamantes consecutivos, e o Rubi Evolução, com 14 unidades premiadas por terem tido oito participações consecutivas no PQTA com evolução, incluído o resultado obtido no ano de 2022.
Prêmio Cartório Digital
A 18ª edição do PQTA reconheceu ainda as práticas implementadas por Cartórios Digitais, segmentados por especialidades: Registro Civil, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas e Tabelionato de Protesto. Independentemente da premiação nas categorias e modalidades listadas acima, a Comissão Organizadora destacou, dentre os cartórios auditados, aqueles que apresentaram iniciativas que melhor representassem o esforço da unidade para adaptações à prestação de serviços em meio eletrônico.
Avaliação
Como forma de garantir a integridade nas notas, a auditoria das serventias participantes é realizada de maneira independente pela Apcer Brasil, que faz parte do Grupo de Associação Portuguesa de Certificação, organismo referência do setor da certificação na Europa e presente nas Américas, África, Oriente Médio e Ásia, cujos auditores visitam cada uma das unidades inscritas.
Os cartórios foram avaliados com base em dez critérios diferentes: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação; Compliance, e Continuidade do Negócio. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Ao fim da premiação, cada cartório recebe um relatório individualizado de sua auditoria, com uma comparação com os demais concorrentes, e a Anoreg/BR publica um Manual de Boas Práticas com recomendações e destaques observados durante o período de avaliação.
Para acessar a lista completa dos ganhadores, clique aqui.
Confira a lista dos Cartórios amazonenses ganhadores:
Ouro
Cartório Único de Barcelos
2º Ofício de Manacapuru
6º Tabelionato de Notas de Manaus
Diamante
Cartório Único de Manaquiri
7º Tabelionato de Notas de Manaus
2º Registro Civil de Pessoas Naturais de Manaus
Rubi Master
2º Registro Civil de Pessoas Naturais de Manaus
PQTA Especialidades – Edição Cartório Digital
2º Registro Civil de Pessoas Naturais de Manaus
6º Tabelionato de Notas de Manaus
7º Tabelionato de Notas de Manaus
Fonte: www.amoregam.com.br
Imagem: Anoreg BR
SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.