Mundialmente, o dia 9 de Novembro é destacado simbolicamente para celebrar a Família e promover a sensibilização para a adoção.
Neste dia 9 de Novembro é celebrado o Dia Mundial da Adoção e no ensejo da data a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAIA-AM) e a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) evidenciam a iniciativa tomada por inúmeras pessoas que decidem pela adoção, oportunizando a crianças, adolescentes e jovens, a inserção em novos núcleos familiares.
No Amazonas a CEJAIA-AM, que é vinculada à Corregedoria-Geral de Justiça, atua como autoridade central encarregada de dar cumprimento às obrigações impostas pela Convenção de Haia, sendo responsável por receber pedidos de estrangeiros (residentes ou não no País) que pretendem adotar crianças ou adolescentes brasileiros.
A mesma Comissão analisa pedidos e emite certificados de habilitação quando atendidos os requisitos legais para a adoção e administrando o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento no Estado do Amazonas.
A mesma CEJAIA-AM, além de intermediar as adoções, também atua colaborando com as Vara de Infância e da Juventude Cível da Comarca de Manaus, assim como com as unidades judiciárias das comarcas do interior, promovendo capacitações e assessorando procedimentos que resultam em adoções.
Na data em que se celebra o Dia Mundial da Adoção, a CEJAIA-AM também divulga e reforça ao público interessado, seus canais de atendimento, quais sejam, o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o contato telefônico (83) 99669-3334 (atendimento via WhatsApp, de segunda à sexta-feira, de 8h às 14h).
#Imagem: Na foto que ilustra a matéria, quatro crianças que foram adotadas no município de Parintins e cuja a divulgação da imagem foi devidamente autorizada pelos pais adotivos.
SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.