O encontro ocorreu na sala de reuniões da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas e contou com a presença de servidores da Secretaria de Auditoria Interna do TJAM e de servidores da PMAM. Na ocasião, houve a apresentação das ações e da estrutura do Comitê de Integridade Institucional do TJAM, com o objetivo de compartilhar informações e experiências.
Representantes do Comitê de Integridade Institucional do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), presidido pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, reuniram-se nesta quinta-feira (15/01) com representantes da Polícia Militar do Amazonas para tratar de parceria para o desenvolvimento de um termo de cooperação técnica e fortalecimento de ações institucionais em conjunto.
O encontro ocorreu na sala de reuniões da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, localizada no 8.º andar da sede do Tribunal de Justiça do Amazonas, no bairro Aleixo, e contou com a presença de servidores da Secretaria de Auditoria Interna do TJAM e de servidores da PMAM. Na ocasião, houve a apresentação das ações e da estrutura do Comitê de Integridade Institucional do TJAM, com o objetivo de compartilhar informações e experiências.
A reunião fortalece a difusão de conhecimentos que favoreçam a adoção de condutas íntegras pelos servidores públicos, especialmente no exercício de suas funções. Segundo a secretária de Auditoria Interna do TJAM, Nabiha Monassa Abinader da Rocha, é importante que o servidor público conheça seus direitos e deveres e que o programa de integridade do TJAM reforce ações e boas práticas para uma conduta mais eficaz dentro do tribunal, ressaltando ainda o lançamento do Código de Ética da Corte Estadual.
“Essa reunião objetiva disseminar as principais ações do tribunal em relação ao Programa de Integridade, fechar parcerias e também melhorar a imagem das instituições. A gente acredita que a Polícia Militar traz essa credibilidade, além de colher e compartilhar informações e boas práticas que possam fortalecer a administração pública de forma geral”, destacou Nabiha Monassa.
Para a tenente-coronel e subdiretora de Capacitação e Treinamento da PMAM, Núbia do Carmo Brandão, “a Polícia Militar, junto com o TJAM, pretende, por meio da troca de experiências e de conhecimentos, nivelar o conhecimento a respeito de ética, auditoria e informações que possam nos ajudar no nosso trabalho, tanto das instituições separadamente quanto conjuntamente, para termos um canal de integridade que realmente faça a diferença, funcione e traga maior credibilidade para as instituições”, afirmou.
Durante a reunião, também foram discutidas as atribuições e os objetivos do Comitê de Integridade do TJAM, como o assessoramento do Programa de Integridade do TJAM; o monitoramento das ações, sob a coordenação do desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos; a gestão de riscos na administração pública; a criação de um canal interno único para denúncias; o desenvolvimento de curso para servidores sobre o Código de Ética do tribunal; a criação de um Comitê Estadual de Integridade; entre outros temas.
Os representantes da Polícia Militar também destacaram o interesse na realização de treinamentos para policiais militares; no compartilhamento de informações, processos e condutas; na aproximação institucional com o tribunal; na legitimidade das ações de cada instituição de maneira integrada; e no alinhamento de práticas institucionais, com o objetivo de viabilizar e firmar o termo de cooperação técnica entre a PMAM e o TJAM.
#PraTodosVerem: Na imagem principal que ilustra a matéria, registro fotográfico dos servidores da Secretaria de Auditoria Interna e de servidores da PM AM, totalizando três homens e três mulheres. Eles estão em pé atrás de uma mesa na cor cinza escuro oval, com uma persiana na cor branca ao fundo. Taças de vidro estão na mesa. Fim da descrição
Texto: Vanessa Barbosa Brito
Fotos: Marcus Phillipe e Acervo Pessoal
Setor de Comunicação Social da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



