O sistema foi apresentado a magistrados e representantes de Corregedorias-Gerais de Justiça de todo o País pelo juiz-corregedor auxiliar da CGJ-AM, Roberto Santos Taketomi, com o projeto do Amazonas sendo exposto na Oficina Colaborativa do Eixo Judicial, durante o 96.º ENCOGE.
Implantado em julho deste ano, o novo sistema informatizado de correições desenvolvido pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) foi apresentado, na última quinta-feira (30/10), como boa prática durante a Oficina Colaborativa do Eixo Judicial, no 96.º Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores da Justiça do Brasil (ENCOGE), que ocorre nesta semana na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
Na exposição, realizada no auditório Des. Antônio Carlos Amorim, nas dependências do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o juiz Roberto Santos Taketomi informou que o sistema possibilita que as varas judiciárias incluídas no calendário de correições ordinárias da CGJ-AM tenham seus desempenhos avaliados em duas etapas, compreendendo o período de um ano: a primeira delas foca nas diligências próprias das correições e nas exigências para o “Prêmio CNJ de Qualidade”, e a segunda – seis meses depois – avalia os indicadores relacionados às metas nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A ferramenta, de acordo com o magistrado, reduz o tempo de realização e conclusão das correições e possibilita que as próprias unidades judiciárias monitorem seus desempenhos, constituindo um elemento facilitador para que as varas consigam atingir as metas de eficiência estipuladas pelo CNJ.
O sistema foi elaborado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Amazonas (Setic/TJAM), sob supervisão da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) e, em plena utilização desde o mês de julho, tem se mostrado benéfico tanto para a atuação do órgão correcional, em seu trabalho ordinário, quanto para as unidades judiciárias.
Prezando pela eficiência técnica, pela celeridade dos atos e pela redução de custos logísticos, o novo sistema tem permitido à CGJ-AM realizar correições de forma simultânea em várias unidades judiciárias. No último mês de agosto, por exemplo, entre os dias 12 e 15, com o uso da nova tecnologia, um total de dez correições foi realizado e concluído no intervalo de três dias, abreviando um procedimento que, até então, era executado em um tempo médio de cinco dias por vara judiciária.
Em sua exposição durante a Oficina Colaborativa do Eixo Judicial no 96.º ENCOGE, o juiz-corregedor auxiliar Roberto Santos Taketomi foi coadjuvado pela diretora do Setor de Correição da CGJ-AM, Adriana de Almeida Brito.
96.º ENCOGE e 8.º Fórum Fundiário Nacional
O 96.º ENCOGE e o 8.º Fórum Fundiário Nacional ocorrem nesta semana, entre os dias 29 e 31 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Os eventos são simultâneos e promovidos pelo Colégio de Corregedoras e Corregedores da Justiça do Brasil (CCOGE), em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
Nesta agenda de atividades, uma comitiva da CGJ-AM representa o Amazonas nas programações dos dois eventos. A comitiva é composta pelo juiz-corregedor auxiliar Roberto Santos Taketomi, que representa oficialmente o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos; pelo secretário-geral da CGJ-AM, Luís Felipe de Araújo Flôr; pela Chefe de Gabinete da CGJ-AM, Maria Tereza Botinelly Martins Ribeiro; pela assessora do gabinete do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, Anna Victoria de Freitas Sobreira; pelo secretário do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade, Leonardo Ituassu; pela assessora do juiz-corregedor auxiliar, Juliana Moreira Alves; e pela diretora da Divisão de Correição da CGJ-AM, Adriana de Almeida Brito.
Afonso Júnior
Fotos: Acervo
Setor de Comunicação Social da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

