TJAM | CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA

corregedoria@tjam.jus.br   (92) 2129-6677     Transparência

População indígena do Amazonas é beneficiada com o lançamento, pelo CNJ, do Subprograma “Registre-se: Brasil Parente”

Lançamento nacional do subprograma foi realizado em São Gabriel da Cachoeira-AM, onde o Poder Judiciário Estadual inaugurou obras com a disponibilização de serviços de cidadania à população local.


Brasil Parente

Brasil Parente

Brasil Parente

Brasil Parente

Brasil Parente

Brasil Parente

Brasil Parente

Brasil Parente

Brasil Parente

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a colaboração do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) e de demais órgãos parceiros, lançou nesta segunda-feira (13/10), em São Gabriel da Cachoeira (a 850 quilômetros de Manaus), o “Subprograma Registre-se: Brasil Parente” que, ao integrar-se ao Programa Registre-se!, representa um passo importante para a erradicação do sub-registro e a promoção da documentação civil entre os povos indígenas do país.

O lançamento foi realizado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, em solenidade realizada no Centro de Educação de Tempo Integral Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira e que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes; do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos; do presidente do Sistema Permanente de Mediação de Conciliação (Sispemec/TJAM), desembargador Délcio Luis Santos; do prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Egmar Velasques Saldanha e demais autoridades.

Além do lançamento do “Registre-se: Brasil Parente”, — seguido de mutirão de atendimento que prosseguirá até o dia 16 de outubro — a população de São Gabriel da Cachoeira foi beneficiada também com a inauguração de uma unidade do “Ponto de Inclusão Digital (PID)”; de uma unidade do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc); com a realização de um casamento coletivo; e com o lançamento da pedra fundamental marcando o início da construção do novo Fórum de Justiça da comarca.

Registre-se: Brasil Parente

São Gabriel da Cachoeira foi escolhido como local para ser lançado o subprograma por ser considerado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma das cidades mais indígenas do Brasil. A localidade, também de acordo com dados do IBGE, é o terceiro maior município em extensão territorial no país, onde habitam cerca de 23 etnias, e foi o primeiro a reconhecer três idiomas indígenas como oficiais, além do português.

Mudança de Paradigma

Ao lançar oficialmente o subprograma, o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, em seu discurso, enfatizou o caráter social desta ação. “Estamos reunidos hoje, às margens do Rio Negro, neste território onde o tempo não se mede apenas em calendários, mas também em ciclos, cantos e cosmologias, para afirmar que o Brasil que queremos não pode mais adiar o reconhecimento pleno dos direitos dos povos indígenas. No Brasil, temos o justo orgulho de manter um dos menores índices de sub-registro civil do mundo. Essa conquista coletiva só foi possível graças ao esforço conjunto de diferentes esferas do Poder Público e ao protagonismo da população brasileira, que tem reconhecido no registro e na documentação civil instrumentos de emancipação e afirmação de identidade”, citou.

Campbell destacou que o “Registre-se: Brasil Parente”convoca para uma mudança de paradigma. “Já não se trata de apenas levar o Estado aos territórios, mas de assegurar que os próprios povos construam, a partir de sua autodeterminação, as formas pelas quais desejam ser reconhecidos. É por isso que afirmamos, com todas as letras: não se trata de impor o registro e a documentação civil, mas de garantir, com respeito, o acesso pleno e informado a esse direito para aqueles e aquelas que assim o desejarem. É dever do Estado abrir caminhos, e não, encerrar identidades”, mencionou.

Brasil Parente e Painel Urucum a caminho

Entre os principais objetivos do “Brasil Parente” estão, além do incentivo à aplicação da Resolução Conjunta CNJ/CNMP n.º 12/2024, a promoção da consolidação de uma base integrada de dados sobre o sub-registro civil de povos indígenas em um sistema público nacional — o Painel Nacional de Identificação Civil Indígena, projeto que recebeu o nome de “Urucum”.

O painel possibilitará a coleta de dados, com o apoio de todas as entidades parceiras, e a organização de informações para o planejamento e o acompanhamento das ações do Subprograma Registre-se: Brasil Parente, com participação comunitária efetiva e identificação de áreas prioritárias de vulnerabilidade — a exemplo dos territórios indígenas com os maiores índices de sub-registro civil.

Reconhecimento e respeito aos povos originários

O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, em discurso durante solenidade de lançamento do subprograma, destacou que a união de esforços é uma ação concreta em respeito aos povos indígenas. “Aqui, no extremo noroeste do nosso Amazonas — um estado que é maior do que muitos países, entrecortado por rios que são verdadeiras estradas de vida — o Subprograma Registre-se: Brasil Parente nasce como um gesto concreto de reconhecimento e respeito aos povos originários. Lançado pela Corregedoria Nacional de Justiça neste dia, é muito mais que um programa administrativo do Poder Judiciário, o Registre-se Brasil Parente é uma ação de justiça histórica. Cada registro civil feito aqui simboliza o reencontro do Estado e do Poder Público com a sua missão essencial: proteger, incluir, reconhecer e garantir direitos”.

O corregedor-geral de Justiça acrescentou que a expedição documental representa um gesto de favorecimento à cidadania, sendo um ato revestido de importância social. “Decerto, a cidadania começa com o nome — com o simples, mas poderoso, ato de existir juridicamente. Em meio à imensidão amazônica, onde as distâncias se medem em dias de viagem e não em quilômetros, o desafio de levar documentação até cada comunidade, cada família, é também um gesto de coragem institucional. Mas é, acima de tudo, um gesto de amor ao Brasil. O Registre-se Brasil Parente representa uma ampliação do olhar. É o Estado brasileiro dizendo, com humildade e com firmeza, que reconhece a força e a dignidade dos povos indígenas. É o Judiciário saindo dos centros urbanos e indo até as cidades mais remotas, não para impor, mas para ouvir, dialogar e construir junto”, evidenciou o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos.

Ponto de Inclusão Digital (PID)

Nesta mesma segunda-feira (13/10), como parte das programações em São Gabriel da Cachoeira, o Poder Judiciário Estadual inaugurou, na comunidade indígena Iauaretê, uma unidade do Ponto de Inclusão Digital (PID). Já considerado um marco histórico para a Justiça brasileira, o PID é o primeiro do país a ser instalado em uma comunidade de povos originários, incluindo a oferta de serviços de perícias médicas.

Os PIDs são espaços equipados com computadores, internet e profissionais da comunidade, preparados para oferecer serviços de todos os órgãos parceiros do projeto, por meio de ferramentas digitais.

No local, o cidadão poderá participar de audiências online; realizar perícias médicas na Justiça Federal por meio de plataforma remota; ajuizar reclamações em Juizado Especial; obter a 1.ª e a 2.ª vias de certidões de nascimento; fazer consulta processual; solicitar a emissão da 2.ª via do título de eleitor e a transferência eleitoral; obter declarações eleitorais; além de receber orientações e atendimento jurídico (Direito de Família, Penal, Consumidor e Cível), entre outros serviços.

Além dos serviços judiciais, o PID de Iauaretê contará com servidores capacitados para atender a toda a gama de serviços disponíveis na plataforma gov.br, incluindo programas essenciais como “Meu INSS” e “CadÚnico”, ampliando o acesso da população a políticas públicas de forma rápida e eficiente.

Além desta nova unidade, inaugurada em Iauaretê, o Tribunal de Justiça do Amazonas já instalou três PIDs (de nível 2) no estado, instalados nos Municípios do Careiro-Castanho (Comunidade do Purupuru), de Tonantins e Manaquiri (Comunidade Boa Vista).

Casamento coletivo

Em Iauaretê, a programação foi concluída com a realização de um casamento coletivo, beneficiando 50 casais, de várias etnias indígenas da região.

Celebrado pelo juiz titular da Comarca de São Gabriel da Cachoeira, Manoel Átila Araripe Autran Nunes, a cerimônia contou com o apoio logístico e documental do Cartório Único da Comarca e colaboração da Prefeitura Municipal; da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); do Ministério Público Estadual (MPAM) e do Distrito Sanitário Indígena (DSEI).

Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc)

Em São Gabriel da Cachoeira, neste mesmo dia 13 de outubro, o Poder Judiciário Estadual inaugurou, na sede municipal, o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) “Leonardo Saunders Fernandes Santos”.

Presentes na capital e no interior do Amazonas, os Cejuscs são unidades judiciárias com capacidade para realizar audiências de conciliação e mediação, atendendo pessoas com processos judiciais em andamento na comarca local e cidadãos em geral, especialmente a população tradicional.

A criação e a instalação da unidade têm como objetivo garantir acesso facilitado ao sistema de Justiça e, em São Gabriel da Cachoeira, a exemplo do PID, foi inaugurado a partir de articulação do Tribunal de Justiça do Amazonas e da Corregedoria-Geral de Justiça com a prefeitura local e demais órgãos colaboradores.

Pedra fundamental

Finalizando as ações em São Gabriel da Cachoeira, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, lançou a pedra fundamental marcando o início da construção do novo Fórum de Justiça da comarca.

 

 

 

Afonso Júnior
Fotos: Chico Batata
Setor de Comunicação Social da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas
E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cookies user preferences
We use cookies to ensure you to get the best experience on our website. If you decline the use of cookies, this website may not function as expected.
Accept all
Decline all
Publicidade
Youtube
Accept
Decline
Analítico
Google Analytics
Accept
Decline
Save