O objetivo é capacitar mediadores e conciliadores judiciais para a condução de audiências de mediação.
Servidores e estagiários lotados na Comarca de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus) participaram, no período de 1.º a 3 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, do “Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais”. A iniciativa visa preparar mediadores e conciliadores para a condução de audiências de mediação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), que será inaugurado no município ainda neste mês de outubro.
O curso também reforçou a aplicação de teorias autocompositivas, com foco em postura e atitudes adequadas, articuladas aos elementos teóricos, metodológicos e pedagógicos, em conformidade com os princípios dispostos na Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Manual de Mediação Judicial.
A formação oportunizou aos participantes conhecer a Política Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos, bem como a legislação vigente; identificar e aplicar técnicas, ferramentas e linguagem próprias da mediação, de forma adequada e equilibrada, tanto na abordagem processual quanto na pré-processual; estimular comportamentos cooperativos para consolidar a política pública de transformação de conflitos por meio da autocomposição no sistema de Justiça e na sociedade; além de proporcionar práticas supervisionadas de mediação e conciliação.
Cejusc em São Gabriel da Cachoeira
O município de São Gabriel da Cachoeira contará com uma unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), que será inaugurada durante a programação do “Registre-se!”, mutirão de atendimento voltado à expedição de documentos à população, no período de 13 a 16 de outubro. A obra foi viabilizada por meio de cooperação entre o Poder Judiciário Estadual e a Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania é uma unidade judiciária com capacidade para realizar audiências de conciliação e mediação, atendendo tanto pessoas com processos judiciais em andamento na comarca local quanto cidadãos em geral, em especial a população tradicional. A criação e instalação da unidade têm como objetivo garantir acesso facilitado ao sistema de Justiça.
#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria mostra servidores e estagiários em uma sala aberta, totalizando 25 pessoas. A sala possui cadeiras na cor azul, três janelas e uma porta de vidro. Homens e mulheres estão assistindo a palestra de uma mulher branca de cabelos castanhos que está vestida formalmente, com calça e blusa nas cores preta e vinho. Ela está em pé fazendo a explicação do conteúdo. Fim da descrição.
Vanessa Brito
Fotos: Acervo Pessoal
Setor de Comunicação Social da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.