O corregedor-geral de Justiça do Amazonas e presidente do Comitê de Integridade Institucional, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, recebeu, nesta quarta-feira (27/08), a visita institucional dos auditores de Controle Interno da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), Robson Lopes da Gama Júnior e Gustavo Rodrigues Lírio.
Os dois representantes da CGDF cumprem agenda nesta semana em Manaus, onde ministram capacitação, voltada para servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas, para uso de um sistema tecnológico de auditoria e controle interno implementado na CGDF, o qual foi compartilhado com Poder Judiciário Estadual por meio de um acordo de cooperação técnica.
Em reunião com os auditores de Controle Interno – reunião da qual também participaram servidores da Secretaria de Auditoria Interna no TJAM –, o corregedor-geral de Justiça afirmou ser de suma importância a difusão de conhecimentos que favoreçam a adoção de condutas íntegras pelos servidores públicos, sobretudo no exercício de suas funções.
De acordo com o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, a integração do Comitê de Integridade da Corte Estadual com representantes da Controladoria-Geral do Distrito Federal é salutar e favorece a efetividade do Programa de Integridade do Tribunal de Justiça do Amazonas, que foi instituído pela Portaria n.º 1508, de 22 de maio de 2022, o qual, em seu art. 6.º, inciso V, prevê a realização de treinamentos periódicos sobre o tema.
Capacitação
O auditor de controle interno, Gustavo Rodrigues Lírio informou que há um acordo de cooperação vigente firmado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas e a Controladoria-geral do Distrito Federal, por meio do qual a Controladoria-Geral disponibilizou o código-fonte do sistema tecnológico de auditoria e controle interno implantado no DF para uso pelo TJAM.
Conforme Rodrigues, a capacitação realizada nesta semana é focada no uso deste sistema. “Esta ferramenta tecnológica dispõe de módulos de auditoria interna e de gestão de riscos para o tratamento de problemas de integridade. Com a capacitação, temos a oportunidade de compartilhá-la e também obter ganhos em escala, em eventuais melhorias no sistema”, afirmou.
O auditor de controle interno, Robson Lopes da Gama Júnior, acrescentou que a solução tecnológica compartilhada com o TJAM “dará suporte às atividades de promoção da integridade, ajudando na implementação de metodologias seguras e sustentáveis no âmbito do Tribunal de Justiça do Amazonas”.
A visita técnica dos representantes da CGDF ocorreu na sede da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas e a reunião com o corregedor-geral de Justiça contou com a presença do secretário-geral da Corregedoria-geral de Justiça do Amazonas e Secretário do Comitê de Integridade do TJAM, Luís Felipe de Araújo Flôr; da Secretária de Auditoria Interna do TJAM e integrante do Comitê, Nabiha Monassa Abinader da Rocha; do Chefe de Gabinete do desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos e integrante do Comitê, Silvino Martins e de servidores da Secretaria de Auditoria Interna do TJAM.
Texto e fotos: Afonso Júnior
Setor de Comunicação Social da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.