Leda Mara Nascimento Albuquerque assumiu, pela segunda vez, o cargo de procuradora-geral de Justiça do Amazonas, em cerimônia que aconteceu na sede do Ministério Público do Estado (MPAM).
A cerimônia de posse foi conduzida pelo Colégio de Procuradores de Justiça, na tarde desta terça-feira (15/10).
* Esta publicação segue as diretrizes do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, do CNJ.
** Contém glossário no final da matéria.
*** Para ler o Resumo da Matéria, clique aqui!
Na tarde desta terça-feira (15/10), a promotora de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque assumiu, pela segunda vez, o cargo de procuradora-geral de Justiça do Amazonas. A cerimônia de posse aconteceu na sede do Ministério Público do Estado (MPE/AM), em Manaus, e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, que representou a Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na solenidade.
Fernandes destacou a relevância do Ministério Público no sistema de Justiça e o trabalho da promotora de Justiça Leda Mara Albuquerque. “É um exemplo de comprometimento com a causa pública e com a defesa da ordem jurídica e dos direitos fundamentais. Sua trajetória e dedicação a tornam merecedora desse novo ciclo à frente do Ministério Público do Amazonas. Estou certo de que o MP continuará sendo uma instituição cada vez mais forte e atuante sob a sua liderança”, afirmou o magistrado.
Representantes do Tribunal de Contas do Estado e do Tribunal de Justiça do Amazonas um pouco antes da cerimônia de posse iniciar.
Da esquerda para direita: O presidente do TRE/AM, desembargador João Simões; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, representando a Presidência do TJAM na cerimônia; e o governado do Estado do Amazonas, Wilson Lima.
Além do corregedor, estiveram presentes na solenidade os desembargadores João Simões, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM); Flávio Pascarelli, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam); as desembargadoras Graça Figueiredo; Socorro Guedes; Onilza Gerth; Mirza Telma Cunha e Luiza Cristina Marques; e, ainda, os desembargadores Yedo Simões; Paulo Lima; Cezar Bandiera; Délcio Santos, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec); Cláudio Roessing; Elci Simões; Abraham Peixoto Campos Filho, ouvidor-geral de Justiça e coordenador do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade da Corregedoria-Geral de Justiça (NGFS/CGJ-AM) ; e Henrique Veiga, além de vários juízes e servidores do TJAM.
Desembargadores do TJAM prestigiaram a solenidade.
A cerimônia foi realizada no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do órgão ministerial, em Manaus.
Várias autoridades do Tribunal de Justiça do Amazonas estiveram presentes na posse da nova chefe do Ministério Público.
Durante a cerimônia, a desembargadora Socorro Guedes, do TJAM, relembrou sua própria trajetória, ainda no MPE, como a primeira mulher a chefiar o Ministério Público do Amazonas, destacando a similaridade entre sua história e a de Leda Mara Albuquerque. “Na época em que concorri, eram 11 candidatos, sendo 10 homens e apenas eu de mulher. E tive a grata satisfação e alegria de ser a mais votada pelos meus pares e escolhida para chefiar o Ministério Público Estadual. Hoje, a Dra. Leda, também promotora de Justiça, assume novamente a chefia do MP, após uma votação expressiva, fruto de seu trabalho e dedicação, e da sua vontade de servir. Desejo a ela êxito nessa nova gestão e que seja profícua”, declarou Socorro Guedes.
As duas únicas mulheres que assumiram o mais alto cargo do Ministério Público do Estado do Amazonas até esta data. A desembargadora Socorro Guedes, antes de seguir na magistratura estadual, foi a primeira mulher a chefiar o MPE amazonense.
Perfil
Com uma carreira de 28 anos no MPE/AM, Leda Mara Albuquerque possui grande experiência tanto na área jurídica quanto em funções administrativas, conforme o portal do órgão ministerial amazonense. Eleita com 101 votos, ela foi escolhida pelo governador Wilson Lima para comandar o MPE/AM pelos próximos dois anos, sucedendo Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, que encerra sua gestão.
>>>>> Leia aqui a reportagem da posse publicada no portal do MPE/AM
Leda Mara já havia ocupado o cargo de procuradora-geral de Justiça entre 2018 e 2020 e, agora, retorna ao posto com o compromisso de fortalecer o papel do Ministério Público na defesa dos direitos da sociedade amazonense.
Glossário:
>>>>> Similaridade - que é semelhante ou parecido.
Veja o álbum completo de fotos neste link: https://www.flickr.com/photos/tribunaldejusticadoamazonas/albums/72177720321238162/with/54069276247
#PraTodosVerem: Imagem principal que ilustra a matéria traz o registro fotográfico da mesa de autoridades da cerimônia de posse da promotora de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque que assumiu, pela segunda vez, o cargo de procuradora-geral de Justiça do Amazonas.
Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM
Fotos: Marcus Phillipe | TJAM
Setor de Comunicação Social da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas
Telefone: (92) 2129-6672
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.