Interessados tem até o dia 31 de março para habilitarem-se junto ao 8º Ofício de registro Civil, em Manaus. O documento prevê a gratuidade do ato.
Foto: Reprodução da Internet
O corregedor-geral de Justiça do Amazonas e presidente do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Proteção à Pessoas Socialmente Vulneráveis do Judiciário do estado, desembargador Jomar Saunders Fernandes, prorrogou o "Edital de Habilitação para Casamento Coletivo entre Pessoas Socialmente Vulneráveis". A iniciativa alcança pessoas idosas, enfermas, com deficiência (PcD), mulheres vítimas de violência, LGBTQIAPN+, povos originários, afrodescendentes, população ribeirinha, refugiados e outros grupos de pessoas em situação de desigualdade social e baixa renda, que tem interesse em oficializar casamento civil, de forma gratuita.
De acordo com o magistrado a ideia é garantir que o maior número possível de vulneráveis possam acessar os serviços oferecidos pela administração pública, de maneira a assegurar o direito de todos àqueles que têm interesse em regularizar o estado civil, mas não conseguem por questões econômicas e sociais.
Procedimento
Os interessados têm até o dia 31 de março, deste ano, para comparecer ao Cartório do 8º Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais (8.º RCPN), situado na Avenida Constantino Nery, 3.872, bairro Chapada, no horário das 8h às 14h. É importante estar acompanhado das testemunhas no momento da entrega da documentação e da assinatura do processo.
No ato da habilitação, solteiros devem apresentar as cédulas originais de RG (Carteira de Identidade) ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CPF (Certidão de Pessoa Física), certidão de nascimento, comprovante de residência e declaração de hipossuficiência.
Noivos divorciados devem incluir no rol dos documentos a certidão de casamento com averbação do divórcio; e viúvos devem apresentar certidão de casamento com anotação de óbito.
As testemunhas devem portar os documentos originais de RG ou CNH, CPF e comprovante de residência.
Informações adicionais podem ser obtidas por meio do telefone (92) 99101-4590.
#PraTodosVerem: A foto destaca as mãos de dois idosos, um homem e uma mulher, naquele momento do casamento em que há a colocação das alianças. A imagem está enquadrada em close. Aparece, ainda, parte do vestido da noiva, em tom rosa com bordados e está segurando uma rosa vermelha. os braços da noive não possuem adornos, somente um relógio. Fim da descrição.
Texto: Dora Paula | CGJ/AM
Foto: Reprodução da Internet
Setor de Comunicação Social Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM)
(92) 2129-6672
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.