O evento é online e acontece no dia 10 de novembro, com palestras e debates entre os participantes.
Visando a promoção de um diálogo entre profissionais de diferentes instituições que atuam em campos relacionados à violência obstétrica, a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EJUD/TJAM) promove o segundo encontro do projeto Entre Pares com o tema “Judicialização da saúde em casos de Violência obstétrica”.
O evento será online e vai acontecer no dia 10 de novembro (sexta-feira), de 9h às 12h (horário de Manaus). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio da Secretaria virtual da EJUD ou clicando aqui.
Podem participar da capacitação magistradas e magistrados, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários do TJAM, bem como das outras instituições do Sistema de Justiça do Amazonas e demais pessoas interessadas no assunto.
O curso objetiva mostrar aos participantes o cenário da violência obstétrica no Brasil, debater a judicialização dos casos e a jurisprudência nacional, bem como apresentar o projeto Comitê de Combate e Enfrentamento à Violência Obstétrica do Amazonas, premiado pelo Fórum Nacional de Segurança Pública.
Entre os temas abordados para debate estão: “Disparidades raciais: uma análise da violência obstétrica em mulheres negras”; “Violência obstétrica no Amazonas” e “Prêmio República 2016: Comitê de Combate e Enfrentamento à Violência Obstétrica”.
As palestras serão ministradas pela doula e educadora perinatal, doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Kelly Diogo de Lima; a advogada, diretora jurídica do Núcleo de Advocacia Popular e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Amazonas, Alessandrine Silva; as defensoras públicas pelo Estado do Amazonas e coordenadoras do Comitê de Combate e Enfrentamento à Violência Obstétrica, Caroline Souza e Suelen Paes.
PROGRAMAÇÃO
9h: Abertura;
09:10h: “Disparidades raciais: uma análise da violência obstétrica em mulheres negras” | Kelly Diogo de Lima
09:40h: “Violência obstétrica no Amazonas:panorâma das demandas ao Sistema de Justiça” | Alessandrine Silva;
10:40h: “Prêmio República 2016 - Comitê de Combate e Enfrentamento à Violência Obstétrica” | Suelen Paes e Caroline Souza;
11:10h: Debate e encerramento.
#ParaTodosVerem: Card de divulgação do evento com fundo de uma fotografia de duas mulheres conversando esmaecidas em tons de cinza bem claro. No topo, centralizado está o logotipo do projeto em tons de verde, seguido do título do curso escreto com letras maiúsculas. Na metade inferior estão as fotos das palestrantes em círculos com contorno verde e os logotipos do TJAM e da EJUD.
Texto: Nicolle Brito | EJUD
Arte: Iully Gomes | EJUD