A formação contou com a presença de servidores do Tribunal e da rede de proteção à pessoa idosa.
O projeto “Bem Atender 60+”, promovido pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) para representantes de equipes que atuam no atendimento à pessoas idosa, realizou seu 6.º encontro na manhã da última terça-feira (04/11), com o tema “Capacidade civil, tomada de decisão apoiada e curatela”.
A formação aconteceu na sala de aula da Escola Judicial, situada no 3.º andar do Fórum Ministro Henoch Reis, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus e contou com a presença de servidores do Tribunal e da rede de proteção à pessoa idosa.
Durante o encontro, os participantes discutiram sobre os marcos legais referentes às questões de autonomia, proteção e tomada de decisão da população idosa, destacando os papéis do Judiciário na garantia da plenitude desses direitos.
O formador responsável por ministrar a aula foi o defensor público do Estado do Amazonas (DPE-AM), mestre em ciências Jurídico-Filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), idealizador do projeto “Defensoria Pública Digital” e do curso “Defensor Digital 60+”, Marcelo da Costa Pinheiro.
Para Marcelo, os temas abordados no curso estão diretamente relacionados com a população idosa e sendo importante a difusão do conhecimento. O defensor público entende que a atividade vai além do aspecto informativo, ele “combate ao etarismo, pois muitos imaginam que o envelhecimento conduz à incapacidade”, afirmou o instrutor.
Próximos encontros
Com duração prevista até a primeira quinzena de dezembro, o projeto “Bem Atender 60+” terá mais dois encontros na modalidade presencial. Os encontros serão realizados na sala de aula da Ejud, no Fórum Ministro Henoch Reis. Confira o cronograma dos próximos encontros:
18/11: Saúde mental e sofrimento psíquico na velhice;
09/12: Rede de proteção e articulação interinstitucional.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra o instrutor, Marcelo Pinheiro, em frente a um quadro branco falando com uma aluna.
Texto: Nicolle Brito | Ejud
Foto: Thais Gondim | Ejud