O encontro contou com a presença de 21 pessoas do público interno do TJAM.

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud), realizou na manhã e tarde desta quinta-feira (30/10) o curso “TJAM em Ação: Sustentabilidade na Prática”. O evento aconteceu na sala de aula do Centro Administrativo desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do TJAM, localizado na avenida André Araújo, zona centro-sul de Manaus.
O objetivo da formação é sensibilizar os participantes quanto a importância da responsabilidade socioambiental em instituições públicas. Participaram do encontro 21 pessoas do público interno do TJAM.
A atividade abordou os conceitos básicos de sustentabilidade, projetos e iniciativas voltadas para a sustentabilidade implementadas no âmbito do TJAM e os Indicadores de Desempenho e Sustentabilidade (IDS) alinhados às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Os formadores responsáveis por ministrar a aula foram a secretária do Subcomitê de Logística Sustentável do TJAM, administradora pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Thaís Fernandes Machado, e o chefe de Seção de Sustentabilidade e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Subcomitê, Ivan Furtado.
Para Thaís, o curso é muito importante porque, a partir do momento que o servidor toma conhecimento das ações e do porquê elas são realizadas, o engajamento aumenta. “Ele [servidor] começa a entender a ação que vai participar, a finalidade dela, para onde aquele material que ele está separando ou o alimento que ele está doando, vai ser destinado. E também porque o Tribunal tem várias ações como a coleta e descarte de pilhas, por exemplo, que acabam ficando desconhecidas, e esse curso dissemina o conhecimento e isso aumenta o envolvimento dos servidores”, destacou a servidora.
O curso compõe as iniciativas de sustentabilidade do Tribunal de Justiça do Amazonas, estabelecidas em consonância com o CNJ. Ainda em 2025, estão previstas mais três atividades, completando as unidades administrativas e visando iniciar a capacitação nas unidades judiciárias.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra a instrutora Thaís, em frente ao quadro branco, onde está sendo projetado o slide do curso. Em sua frente, é possível ver as costas dos participantes do encontro.
Texto e foto: Nicolle Brito | Ejud