O encontro contou com a participação de servidores do TJAM e do CREAS.

“Morosidade processual e prioridade no atendimento à pessoa idosa” foram temas abordados na manhã da última terça-feira (21/10) durante capacitação ofertada pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) para representantes de equipes que atuam no atendimento à pessoas idosa.
Este foi o quinto encontro do projeto “Bem Atender 60+” realizado na sala de aula da Escola Judicial, situada no 3.º andar do Fórum Ministro Henoch Reis, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.
O encontro contou com a presença de servidores efetivos e aposentados do TJAM, além de estagiários e servidores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Manaus (AM).
O objetivo do “Bem Atender 60+” é fomentar institucionalmente entre as equipes que atuam com o público idoso, um atendimento que respeite as especificidades do envelhecimento, tanto do Judiciário, quanto das demais instituições.
O formador responsável por ministrar a aula foi o defensor público, titular da 1.ª Defensoria Pública Especializada de Atendimento ao Consumidor DPE-AM/Nudec), e mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Christiano Pinheiro da Costa.
De acordo com Christiano, a participação da Defensoria neste projeto contribui com a formação de maneira a permitir que os participantes olhem para o serviço prestado a partir da ótica do público. “Isso é fundamental, para a formação deles, para a informação da população, e, principalmente, para garantir a parceria entre o Tribunal de Justiça, a FUnATI [Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade] e a Defensoria Pública, sempre em atenção ao público idoso”, finalizou o defensor.
Para Maria Consuelo, servidora do CREAS, o curso tem contribuído a todos os encontros com diferentes temas que têm preparado os participantes para lidar com os idosos e suas demandas diferenciadas. “Quanto mais conhecimentos adquirimos, melhor levamos conhecimento e orientação aos idosos, e viabilizamos o atendimento e acesso à Justiça”, concluiu a servidora.
Próximos encontros
O projeto “Bem Atender 60+” tem duração prevista até dezembro, com encontros quinzenais na modalidade presencial, na sala de aula da Ejud, no Fórum Ministro Henoch Reis. Confira o cronograma dos próximos encontros:
- 04/11: Capacidade civil, tomada de decisão apoiada e curatela;
- 18/11: Saúde mental e sofrimento psíquico na velhice;
- 09/12: Rede de proteção e articulação interinstitucional.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra o instrutor, Christiano Pinheiro, em frente a um quadro branco falando com uma aluna.
Texto e foto: Nicolle Brito | Ejud