A atividade foi conduzida pela coordenadora-geral do curso de pós-graduação em Psicossocial da Escola Judicial.
Intitulada “Pesquisa no campo psicossocial e Sistema de Justiça: práticas, métodos e ética”, a oficina foi realizada na manhã desta quarta-feira (08/10), dando continuidade à programação do 2.º Congresso de Pesquisa Judiciária do Amazonas (CPJAM). A atividade abordou questões relacionadas à produção de pesquisas acadêmicas no Poder Judiciário, com ênfase na interdisciplinaridade.
A condução da oficina ficou a cargo da doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coordenadora-geral do curso de pós-graduação em Atenção Psicossocial e Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Renata Ghisleni.
Participaram da atividade os alunos da pós-graduação em Atenção Psicossocial, ofertada pela Escola Judicial (Ejud/TJAM) em parceria com o Centro Universitário Arnaldo Janssen (UniArnaldo). A ação foi idealizada para promover o intercâmbio de experiências e iniciar a elaboração dos trabalhos de conclusão de curso da turma.
Para a professora Renata Ghisleni, a oficina representou uma oportunidade de aprofundar o diálogo sobre os trabalhos e temas apresentados no Congresso, direcionando-os aos próximos projetos a serem desenvolvidos no curso. “Tivemos um conjunto de discussões teóricas sobre metodologia, formas de pesquisar e também começamos a adiantar o que será o produto final de cada participante. A ideia é que esse produto tenha aplicabilidade prática no cotidiano de trabalho”, destacou a docente.
A avaliação dos participantes também foi positiva. A assistente social da Comarca de Autazes, Karol Aires, aluna da pós-graduação da Ejud, ressaltou a relevância das discussões para a atuação profissional. “Foi muito importante levantar questões relacionadas ao contexto das comarcas do interior do Amazonas. Para nós, profissionais da assistência social, psicologia e pedagogia, essa troca é fundamental e certamente aplicaremos esse aprendizado no dia a dia”, afirmou a servidora do TJAM.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra os participantes da oficina junto com a professora Renata Ghisleni. Eles estão sorrindo e olhando para a foto.
Texto: Igor Braga | Ejud
Foto: Gabriel Horta | Ejud