Foram capacitados servidores e estagiários da comarca, representantes da Defensoria Pública e da Polícia Civil, além de acadêmicos do curso de Direito.

A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) promoveu na última semana, entre os dias 01 e 03 de outubro, a “Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais” no município de São Gabriel da Cachoeira (distante 850km de Manaus).
O curso capacitou servidores e estagiários lotados na comarca, representantes da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e da Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel da Cachoeira, além de alunos da primeira turma de Direito do Centro de Estudos Superiores de São Gabriel da Cachoeira da Universidade Estadual do Amazonas (CESSGC/UEA).
A formação foi realizada em caráter presencial e visou formar mediadores e conciliadores judiciais para a condução de audiências de mediação, atendendo os princípios dispostos na Resolução n.º 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses.
Os servidores do TJAM e mediadores judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Caelison Lima e Juliana Crespo Medeiros foram os responsáveis por conduzir a atividade.
Ao longo dos três dias de formação, os instrutores apresentaram assuntos como o panorama histórico dos métodos consensuais de resolução de conflitos, fundamentos de negociação, a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos e outros temas. Também foi realizada uma atividade prática de mediação e conciliação de maneira supervisionada.
A diversidade presente em São Gabriel contribuiu para uma experiência enriquecedora e para um ambiente de troca muito rico, de acordo com a instrutora Juliana Crespo. “Cada participante pôde compartilhar suas vivências e perspectivas, o que permitiu novas formas de enxergar problemáticas tratadas pela formação. O curso fortaleceu práticas já desenvolvidas na comarca e abre caminho para uma nova etapa, com a implantação do CEJUSC no município, respeitando e valorizando as especificidades culturais e sociais da região”.
A presença do Tribunal de Justiça em São Gabriel da Cachoeira contribui no mosaico de etnias presentes no município com a criação de estruturas e formação de profissionais que trabalhem de forma respeitosa neste contexto, afirmou o instrutor Caelison Lima. “Tenho grandes expectativas quanto ao resultado do trabalho deste grupo, já que estes alunos refletem a diversidade e a riqueza desse povo. Afinal muitas culturas exigem muito diálogo, e dialogar, às vezes não é fácil, mas é o melhor caminho”.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra os participantes da formação junto com os instrutores Caelison e Juliana ao redor de uma mesa. Eles sorriem para foto. Em cima da mesa há um bolo com cobertura branca e com uma placa escrito “Curso CEJUSC - SCG/AM”.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Juliana Crespo | Cejusc
