"Pesquisa para Transformação: Inovação, Direitos Humanos e Acesso à Justiça" é o tema da ação que busca debater e compartilhar pesquisas realizadas no Judiciário amazonense.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) divulgou, nesta sexta-feira (26/09), a programação do 2.º Congresso de Pesquisa Judiciária do Amazonas (CPJAM). Esta edição do Congresso tem como tema norteador “Pesquisa para Transformação: Inovação, Direitos Humanos e Acesso à Justiça” e contará com a cerimônia de diplomação dos concluintes do curso de pós-graduação MBA em Acesso à Justiça e Prestação Jurisdicional na Amazônia.
O 2.º CPJAM acontece nos dias 07 e 08 de outubro, das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30, no auditório desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no segundo andar do Centro Administrativo desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Tribunal, na zona centro-sul de Manaus. O objetivo é promover um espaço para o debate, compartilhamento de experiências e divulgação de pesquisas que representem contribuições potenciais ao fortalecimento do Poder Judiciário no Amazonas.
A abertura do evento acontecerá na manhã da terça-feira (07/10), com a palestra “Justiça Interdisciplinar: Avanços e Desafios das Equipes Multidisciplinares no Sistema Judiciário”, ministrada pela analista judiciária e pesquisadora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça, Danielly dos Santos Queiroz.
Este ano, o destaque da programação é a apresentação dos trabalhos de conclusão selecionados para participar de duas rodas de conversa formadas por alunos concluintes da pós-graduação MBA em “Acesso à Justiça e Prestação Jurisdicional na Amazônia”. Serão dois painéis programados para a tarde do dia 07 de outubro.
A primeira abordará o tema “Violência doméstica contra mulher indígena”. A mediadora será a servidora Bianca Gabriela Dias, que atuou como professora no MBA. A segunda roda de conversa terá como tema “Tecnologia na Região Amazônica para a efetividade da prestação jurisdicional”, mediada pelo servidor Rhedson Esashika, que é diretor da Diretoria de Inteligência Artificial do TJAM.
Na manhã do segundo dia do congresso (08/10), acontecerá a oficina “Pesquisa no Campo Psicossocial e Sistema de Justiça: Práticas, Métodos e Ética”. A oficina será conduzida pela psicóloga e coordenadora-geral do curso de pós-graduação “Atenção Psicossocial e Direitos Humanos” da Ejud, Renata Ghisleni.
Formatura dos alunos do MBA
Na tarde do dia 08 de outubro a programação está reservada para a cerimônia de certificação dos alunos concluintes do primeiro MBA oferecido pela Escola Judicial do TJAM. A cerimônia marca a conclusão do curso de pós-graduação, realizado após o credenciamento da Ejud como Escola de Governo por meio da Resolução n.º 04/2024 e n.º 55/2024, do Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE/AM).
Inscrições abertas
As inscrições estão abertas e podem ser feitas acessando o EmeronWeb pelo site da Ejud ou clicando aqui. Podem participar da ação servidores, magistrados, estagiários e colaboradores do TJAM, além de acadêmicos do curso de Direito.
Edição passada
A primeira edição do CPJAM aconteceu em outubro de 2024. Na ocasião, além das rodas de conversa e palestras, ocorreu também a entrega da premiação do 2.º Prêmio Desembargadora Nayde Vasconcelos.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra é o card de divulgação. O fundo do card é vermelho e traz no lado direito uma imagem da deusa da Justiça, Têmis. Em primeiro plano é possível ler as informações como o nome do evento, data, horário e local, além do tema desta edição do congresso.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Arte: Thiago Moraes | Ejud