Os selecionados vão compor a programação do Congresso de Pesquisa Judiciária que acontece no mês de outubro.
Com temas que abordam questões culturais, violência contra a mulher, novas tecnologias e prestação jurisdicional, foram anunciados nove trabalhos destaque entre os 26 apresentados pelos alunos do curso de pós-graduação lato sensu “Master in Business Administration - MBA em Acesso à Justiça e Prestação Jurisdicional na Amazônia”. Os trabalhos de conclusão selecionados vão compor a programação do 2.º Congresso de Pesquisa Judiciária no Amazonas (CPJAM) promovido pela Ejud e que acontece no mês de outubro de 2025.
O anúncio foi feito pelo juiz coordenador de cursos da Escola, Marcelo Manuel da Costa Vieira, durante o Encontro de Encerramento das atividades do MBA em Acesso à Justiça que ocorreu na última sexta-feira (12/09). A atividade marcou o encerramento da fase de defesas dos trabalhos de conclusão e a finalização das atividades do curso.
A reunião aconteceu na sala de aula do Centro Administrativo desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Poder Judiciário no Amazonas, na zona centro-sul de Manaus e reuniu os alunos concluintes do curso de pós-graduação.
O encontro
A abertura do encontro foi realizada pelo juiz Marcelo Vieira. Em sua fala, o magistrado ressaltou sua felicidade e honra em “estar participando de um momento tão solene na carreira de cada um dos presentes. A Escola entrega para a sociedade e para a Justiça profissionais ainda mais capacitados e com um grande arcabouço de conhecimento”.
A solenidade contou com a presença dos servidores do Tribunal que concluíram o MBA e serviu como uma roda de conversas, onde foram abordadas a realidade amazônica, as questões tecnológicas, a multiplicidade de áreas envolvidas e outros assuntos.
O congresso
Esta será a segunda edição do Congresso de Pesquisa Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. O objetivo da ação é promover um espaço de debate, compartilhamento de experiências e divulgação de pesquisas produzidas dentro do âmbito do TJAM e que podem contribuir para a inovação institucional, o aprimoramento da prestação jurisdicional e a democratização do acesso à justiça.
A ação também está em consonância com a Política Nacional de Gestão da Inovação no Poder Judiciário instituída pela Resolução CNJ nº 462/2022. As inscrições para participar da atividade já estão abertas clicando aqui ou acessando a plataforma EmeronWeb.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra os alunos concluintes do MBA ao lado do juiz Marcelo Costa. Eles estão em frente à galeria de diretores e da linha do tempo da Escola Judicial.
Texto: Gabriel Horta e Igor Braga | Ejud
Foto: Marcus Phillipe | Ejud