Foram apresentadas estratégias, técnicas e ferramentas que colaborem para uma comunicação efetiva entre os servidores e gestores.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) concluiu as atividades da segunda turma do curso “Gestão de Equipes Híbridas: Práticas e Ferramentas” nesta quinta-feira (12/09). A formação aconteceu na sala de aula do Centro Administrativo desembargador José Jesus Ferreira Lopes, na zona centro-sul de Manaus.
O curso foi ministrado pelo servidor do TJAM e mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mauro Saraiva Barros. Ao longo da capacitação, foram apresentadas estratégias, técnicas e ferramentas que colaborem para uma comunicação efetiva entre os servidores e gestores, visando a melhoria da motivação e produtividade.
Durante a apresentação, Mauro ressaltou a importância de haver uma cultura de inclusão e de comunicação contínua entre os servidores de diferentes modalidades, citando uma “integração da organização pelo gestor, que deve tratar os colaboradores de forma semelhante, para que não haja uma disparidade de oportunidades e não se crie um ambiente que possa influenciar negativamente no processo do setor”.
Entre os participantes da atividade, um ponto de muita relevância abordado foi a questão do cuidado com a saúde mental dos servidores em atividade de gestão. Para o servidor Delson Martins, diretor da Divisão de Informações Funcionais da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), os temas abordados incluíram “tópicos que agregam ao nosso conhecimento e rotina como gestor, além de assuntos relevantes que me ajudaram a refletir sobre as condições de trabalho do meu setor, e as condições da minha própria gestão”.
A diretora de secretaria da 3.ª Vara de Família da Comarca de Manaus, Ruth Feitosa, que foi uma das participantes da atividade, destacou a importância do curso para os gestores. A servidora afirmou que “a troca de experiências com outros gestores e o conhecimento transmitido durante a formação são necessárias para um melhor entendimento de nosso papel enquanto líderes de equipes”.
Esta foi a segunda turma da atividade, a primeira aconteceu em agosto, totalizando 43 pessoas certificadas nas duas turmas. O curso é uma iniciativa da Escola Judicial para aprimorar os magistrados e os servidores em cargos de chefia no gerenciamento de equipes que combinem as modalidades presencial e de teletrabalho, com o objetivo de compreender os desafios que surgem a partir desta forma de gerência.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostro o intrutor Mauro Saraiva em pé de frente para os alunos que estão sentados assistindo a apresentação.
Texto e foto: Gabriel Horta | Ejud