O primeiro encontro contou com a participação de servidores e estagiários do TJAM, além de advogados, acadêmicos e assistentes sociais.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) iniciou, nesta terça-feira (18/08), as atividades do projeto “Bem Atender 60+”. A reunião contou com a participação de servidores e estagiários do TJAM, advogados, assistentes sociais e acadêmicos.
O encontro foi ministrado pela especialista em Gerontologia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e sub-coordenadora de ensino na Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Márcia Batista Santoro e apresentou temas como os fundamentos dos direitos da população idosa, as desigualdades no envelhecimento e os marcadores que geram estas disparidades.
A primeira aula da formação foi realizada na sala de aula da Ejud, localizada no terceiro andar do Fórum Ministro Henoch Reis, avenida Humberto Calderaro Filho, S/N, na zona centro-sul de Manaus. Essa, é uma iniciativa da Ejud e visa capacitar servidores do TJAM e profissionais da rede de atendimento para o acolhimento humanizado da população idosa, promovendo uma cultura institucional pautada na dignidade, nos direitos humanos e no respeito ao envelhecimento,
O projeto compõe os Eixos 6 - “Grupos Prioritários” e 8 - “Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão” da Ejud, além de somar ao cumprimento de metas do Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça.
Próximos encontros
O projeto “Bem Atender 60+” tem duração prevista até o mês de dezembro, com todos os próximos encontros sendo realizados de forma quinzenal, presencialmente, na sala de aula da Ejud no Fórum Henoch Reis. Confira abaixo a programação completa:
- 09/09: Estatuto da Pessoa Idosa e Políticas Públicas;
- 23/09: Tipos de Violência e Subnotificação;
- 14/10: Atendimento humanizado e escuta qualificada no Judiciário;
- 21/10: Morosidade processual e prioridade no atendimento à pessoa idosa;
- 04/11: Capacidade civil, tomada de decisão apoiada e curatela;
- 18/11: Saúde mental e sofrimento psíquico na velhice;
- 09/12: Rede de proteção e articulação interinstitucional.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra a instrutora Márcia Santoro conversando com os participantes. Ela veste uma camisa azul clara com estampa de flores, cabelos curtos na altura do queixo e óculos.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Igor Braga | Ejud