A formação faz parte do programa “Interiorizando a Justiça Restaurativa" e acontece entre os dias 18 e 22 de agosto.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) e a Central de Justiça Restaurativa do TJAM promovem o módulo prático do curso “Facilitadores da Justiça Restaurativa” na cidade de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), entre os dias 18 e 22 de agosto.
A atividade faz parte do programa “Interiorizando a Justiça Restaurativa”, iniciativa desenvolvida entre a Ejud e a Central da Justiça Restaurativa, que tem como objetivo capacitar gestores e professores da rede de ensino público nos princípios da Justiça Restaurativa e na criação de círculos de paz, especialmente no ambiente escolar. Nesta etapa, serão capacitados 30 participantes.
A programação foi iniciada com a solenidade de abertura, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (18/08) e contou com a presença do coordenador da Central de Justiça Restaurativa, juiz Luís Cláudio Cabral Chaves; e das servidoras do TJAM e instrutoras do curso, Nayluce Pereira e Sabrina Porto.
Segundo o juiz Luís Cláudio Chaves, a realização da etapa em Parintins fortalece a parceria entre o TJAM e a Escola Judicial — representados pelo desembargador presidente Jomar Ricardo Fernandes Saunders e pelo desembargador diretor Abraham Campos Peixoto Filho — e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc/AM).
“A iniciativa é feita em cumprimento às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ampliando o acesso às práticas voltadas à pacificação social e à cultura da paz no ambiente escolar. A disseminação da Justiça Restaurativa na rede pública de ensino reafirma a certeza de que é possível transformar conflitos em oportunidades de crescimento pessoal e coletivo, por meio do diálogo, da reparação de danos e da valorização dos direitos fundamentais”, declarou o magistrado.
As ações do programa “Interiorizando a Justiça Restaurativa”, segundo Sabrina Porto, demonstram “um constante exercício do Tribunal em contribuir, cada vez mais, com a população do nosso estado. A capacitação na Justiça Restaurativa é sempre um momento de muita satisfação para nós, e estamos iniciando essa etapa em Parintins com a esperança de que a Justiça Restaurativa seja implementada e bem aceita aqui, como foi nos municípios anteriores”, expressou a servidora.
Parintins é o sexto município a receber o programa no ano de 2025, e o nono ao todo. As próximas cidades a serem contempladas com o módulo prático do curso “Facilitadores da Justiça Restaurativa” são Coari e Manicoré, ainda com datas a confirmar.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria é uma fotografia da sala de aula onde está sendo realizado o curso. Os participantes estão em pé e sorrindo. Eles usam crachás feitos à mão com seus nomes escritos. No centro da imagem estão o juiz Luís Cláudio e as instrutoras Nayluce e Sabrina.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Sabrina Porto | TJAM