A atividade, que tem vagas limitadas, acontecerá na Faculdade de Estudos Sociais da UFAM.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) abriu as inscrições para o minicurso “Sustentabilidade na Amazônia e os efeitos de grandes empreendimentos como Belo Monte”. A atividade, que é uma parceria da Ejud com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tem vagas limitadas e a matrícula pode ser realizada pela plataforma EmeronWeb (escola.tjam.jus.br) ou clicando aqui.
O minicurso vai ocorrer na próxima terça-feira (19/08), em modalidade presencial, na Faculdade de Estudos Sociais (FES), localizada no setor Norte da Ufam, a partir das 08h. Podem participar servidores do Tribunal de Justiça, em especial os que atuam na Vara Especializada do Meio Ambiente, estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais que atuam na política de saúde e assistência social.
A atividade busca analisar os efeitos socioambientais, econômicos e culturais de grandes empreendimentos na região da Amazônia sob uma ótica de sustentabilidade e direitos humanos, usando como ponto de partida as consequências da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
A formação será ministrada pela doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Direito Ambiental pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e atual secretária executiva adjunta de Administração da Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), Tereza Cristina Mota. A temática de sustentabilidade, de acordo com a professora, não se limita apenas ao meio ambiente natural. “O caso de Belo Monte serviu para mostrar que o lado social também é muito impactado, notadamente as comunidades indígenas residentes ao entorno da obra à época, expondo uma grave violação de seus direitos”, declarou a servidora da DPE-AM.
A ação faz parte das atividades do “Eixo 12 - Sustentabilidade, Saúde e Qualidade de Vida” da Escola Judicial que busca auxiliar o Poder Judiciário amazonense a contemplar os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), conforme compromisso assumido pelo Judiciário brasileiro. O eixo abrange conscientização sobre formas de viver sustentáveis, questões sociais, utilização inteligente de recursos naturais, além de outros temas.
#ParaTodosVerem:A imagem que ilustra a matéria é o card de divulgação do minicurso. No canto superior esquerdo é possível ver a imagem de uma floresta desmatada. Ao lado, no canto superior esquerdo, há a imagem da formadora, Tereza Cristina Mota, e seu minicurrículo. Na parte central do card há o nome do curso e as informações de local, hora e data.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Arte: Iully Gomes | Ejud