A capacitação é realizada em parceria com o Comitê de Atenção à Pessoa Idosa do TJAM e tem vagas limitadas.
As inscrições para o curso “Bem Atender 60+: Atendimento Humanizado à Pessoa Idosa no Judiciário” estão abertas por meio da plataforma EmeronWeb ou clicando aqui. A capacitação, que tem vagas limitadas, é promovida pela Escola Judicial (Ejud) em parceria com o Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). Ao todo, são 50 vagas, das quais, 30 são para servidores do TJAM e 20 para profissionais da rede de proteção à pessoa idosa.
O objetivo da formação é aprimorar o atendimento e acolhimento humanizado a população idosa por parte das equipes do Tribunal do Amazonas, fomentando o respeito ao envelhecimento e a construção de uma cultura institucional alinhada com os direitos humanos. A formação também busca contribuir para a celeridade processual nas ações de direito assistencial destinado à idosos e pessoas com deficiências, cumprindo uma das metas do Prêmio Qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Escola Judicial, Munique Therense, destaca a relevância do curso para os participantes e para a população idosa que busca atendimento no Judiciário. Essa é uma oportunidade para “a construção conjunta de um atendimento coerente e compatível com as necessidades específicas dessa demografia, promovendo uma justiça baseada na dignidade da pessoa humana, nos direitos da pessoa idosa e na transformação social, criando uma valorização dessa população, combatendo a negligência e a estigmatização que são tão prevalentes na nossa sociedade”, destacou a servidora.
O projeto foi desenvolvido a partir da solicitação da coordenadora do Comitê de Atenção à Pessoa Idosa, a desembargadora Lia Maria Guedes de Freitas. “O Comitê observou que, por vezes, os jurisdicionados idosos não estavam tendo suas necessidades atendidas, e por isso, solicitou uma parceria com a Escola Judicial para desenvolver esse projeto, que foi prontamente apoiado pelo desembargador Abraham Peixoto”, concluiu Munique Therense.
Datas dos encontros
O curso é dividido em oito encontros, cada um com duração de 04 horas-aula. As reuniões têm início no dia 19 de agosto, sendo todas realizadas na sala de aula da Ejud no Fórum Ministro Henoch Reis, localizado na Avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.
Confira abaixo o calendário com as datas e temas dos encontros:
- 19/08: Introdução ao Envelhecimento e aos Direitos Humanos;
- 09/09: Estatuto da Pessoa Idosa e Políticas Públicas;
- 23/09: Tipos de Violência e Subnotificação;
- 14/10: Atendimento humanizado e escuta qualificada no Judiciário;
- 21/10: Morosidade processual e prioridade no atendimento à pessoa idosa;
- 04/11: Capacidade civil, tomada de decisão apoiada e curatela;
- 18/11: Saúde mental e sofrimento psíquico na velhice;
- 09/12: Rede de proteção e articulação interinstitucional.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria é o card de divulgação do evento. Na parte superior está o título: Bem Atender 60+, nas cores roxa, azul e rosa. No centro está a data, hora e local do curso. Na lateral esquerda se vê a imagem de uma mulher idosa atendida por uma mulher mais jovem. Na parte inferior, está o slogan do curso: “Participe da construção de um ambiente mais respeitoso com todos”.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Arte: Iully Gomes | Ejud