O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (16/07) e reuniu profissionais do TJAM e de instituições parceiras.
O sétimo encontro do programa “Gênero em Foco”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud), aconteceu na manhã desta quarta-feira (16/07) e discutiu o “Plano de Segurança da Mulher e saúde mental do profissional da rede de apoio e proteção”.
A atividade reuniu 20 profissionais do TJAM e de instituições parceiras e foi realizada na sala de aula da Ejud no Fórum Ministro Henoch Reis, localizado na Avenida Paraíba, bairro São Francisco, zona Sul de Manaus.
As responsáveis pela formação foram as psicólogas Polyana Pinheiro e Doralice Costa, que atuam, respectivamente, na Defensoria Pública do Amazonas (DPE/AM) e na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (SEMASC).
Durante a formação, as instrutoras apresentaram métodos de construção e adequação de planos de segurança de acordo com as necessidades de cada caso de violência contra mulheres. A ferramenta é uma metodologia que envolve diferentes profissionais, e que também pode envolver a mulher, no planejamento de ações que contribuam para a segurança da vítima.
A importância do plano de segurança, segundo Doralice, é qualificar e trazer outro olhar para quem está na ponta, acolhendo as mulheres, visto que ele pode garantir que essa mulher sobreviva, dando à ela “uma esperança, ajudando a mesma a caminhar e respirar um pouco”.
“A sobrevivente de violência doméstica chega muito angustiada, com medo de morrer, e quando a gente traz para elas essa oportunidade de planejar e executar um plano de segurança, traz para ela um conforto, uma oportunidade dela enxergar e planejar um futuro”, completou a psicóloga.
De acordo com Polyana, o plano é uma ferramenta colaborativa e que não tem caráter impositivo, e sim colaborativo com a mulher, com os filhos, com os familiares e com todos os que são afetados pela violência, visto que muitas mulheres não conseguem se ver em risco naquele momento.
Por fim, as instrutoras debateram com os profissionais que participaram da atividade, a importância de desenvolver estratégias para manutenção do bem-estar emocional e psicológico de quem atua na rede de proteção.
Próximos encontros
O próximo encontro do projeto está previsto para o dia 30 de julho, sendo o último do programa neste primeiro semestre de 2025. O tema a ser discutido será “Redes sociais e o combate à violência contra as mulheres”, ministrado pelas servidoras do TJAM e jornalistas, Amanda Bulcão e Vanessa Brito.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra as participantes e instrutoras do programa de pé, sorrindo e olhando em direção a câmera.
Texto e foto: Nicolle Brito | Ejud