O desembargador Abraham Peixoto, diretor da Ejud e coordenador da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJAM, conduziu a abertura da atividade.
A Escola Judicial e o Comitê de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) realizaram, na tarde desta segunda-feira (14/07), a solenidade de abertura do curso “Inteligência de Segurança Institucional”. O evento ocorreu no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, localizado no prédio anexo à sede do TJAM, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
A abertura foi conduzida pelo desembargador Abraham Peixoto, diretor da Ejud e coordenador da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJAM. Em seu discurso, o magistrado destacou as mudanças nos desafios enfrentados pela segurança institucional ao longo do tempo. Segundo ele, anteriormente, as principais ameaças envolviam organizações criminosas ligadas ao tráfico internacional de drogas, armas e pessoas, além de crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.
Atualmente, ressaltou o desembargador, a maior preocupação está na “crescente disseminação de discursos de ódio contra autoridades públicas e instituições, [que] também alcançam o Poder Judiciário, exigindo respostas eficazes e estruturadas”. Para ele, a atuação em inteligência deve ser preventiva e proativa, e a formação promovida pela Ejud representa uma oportunidade de crescimento e aprimoramento para aqueles que atuam na proteção institucional do Tribunal.
Participaram do primeiro dia de atividades 51 pessoas, entre servidores do TJAM; policiais militares que atuam no próprio Tribunal, no Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região (TRT11), na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), na Casa Militar do Governo do Estado e na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM); bombeiros militares; e representantes da Polícia Judicial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Amazonas (SEAP).
O curso tem como objetivo capacitar os integrantes da Segurança Institucional do TJAM, bem como os membros da Comissão Permanente de Segurança Institucional e do Núcleo de Segurança Institucional, para a identificação, avaliação e acompanhamento de ameaças — reais ou potenciais — aos ativos do Poder Judiciário.
Neste primeiro dia, os instrutores foram o capitão Leonardo Rhamon, do Quadro de Oficiais da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), especialista em Inteligência Estratégica pelo Instituto Cátedra, e a capitão Camila Jacquiminut, também do Quadro de Oficiais da PM-AM, especialista em Gestão em Segurança e Ordem Pública pela Faculdade Unyleya. Ambos abordaram aspectos administrativos e a Doutrina de Inteligência.
A formação será ministrada por uma equipe de instrutores especializados em Segurança Institucional e Inteligência, com aulas presenciais realizadas no auditório Des. Arthur Virgílio Ribeiro, das 13h às 17h, com previsão de encerramento no dia 25 de julho.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra o desembargador Abraham Peixoto em pe, falando para os participantes do curso de Inteligência no auditório Desembargador Arthur Virgílio Ribeiro. Ao fundo, se vê o palco com as bandeiras do Brasil, Amazonas e do TJAM, o brasão do Tribunal e um banner com a logomarca da Ejud.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Igor Braga | Ejud