O curso busca capacitar servidores e colaboradores do TJAM na produção de documentos, estudos e perícias sociais e psicológicas.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) iniciou, nesta segunda-feira (23), as atividades do curso de “Introdução à Perícia Psicossocial”. Nesta primeira aula, o tema foi a importância da perícia e a produção de documentos e opiniões técnicas.
A capacitação é voltada para servidores e colaboradores do TJAM, além de profissionais de instituições parceiras que também atuam na produção de documentos dessa natureza. Na atividade será abordada a produção de documentos técnicos, estudos e perícias sociais e psicológicas, com o objetivo de garantir a eficiência e celeridade nos processos judiciais.
As responsáveis por ministrar as aulas são a psicóloga do TJAM e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Paula Tavares Amorim, e a Assistente Social do Tribunal e doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade pela UFAM, Silvânia Queiroz e Silva.
Os participantes vão ser apresentados a questões relacionadas a perícia no Direito da família, as resoluções dos conselhos de Psicologia e Serviço Social, legislações específicas dos conselhos profissionais e a elaboração de documentos psicossociais no contexto forense.
De acordo com Silvânia, os encontros têm sido “espaços potentes de troca, aprofundamento teórico e reflexão crítica sobre os desafios do trabalho no judiciário, especialmente com profissionais dos diferentes territórios e comarcas do Amazonas”.
“Ao fortalecer a atuação técnica e ética de assistentes sociais e psicólogos do Judiciário, estamos construindo, juntos, caminhos mais qualificados e comprometidos com os direitos humanos e com a proteção de crianças, adolescentes e famílias”, concluiu a assistente social.
O curso acontece entre os dias 23 e 27 de junho, com encontros realizados de forma online, por meio da plataforma Google Meet, das 08h às 12h.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria é a fotografia de um servidor assistindo a aula do curso. Na tela do seu computador, é possível ver a tela do Google Meet dividida ao meio, mostrando os participantes e a apresentação das instrutoras.
Texto e foto: Gabriel Horta | Ejud