A primeira turma do curso é voltada para servidores das Varas de Família e do CEJUSC.
A “Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais”, realizada pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM), está com inscrições abertas para a primeira turma. O curso acontece entre os dias 16 e 27 de junho, na sala de aula da Ejud, localizada no terceiro andar do Fórum Ministro Henoch Reis, situado no bairro São Francisco, zona sul de Manaus.
A capacitação tem vagas limitadas e é voltada aos servidores e estagiários que atuam nas Varas de Família e no Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). As inscrições podem ser feitas clicando no link ou pelo Ambiente Virtual da Escola Judicial.
Os responsáveis por ministrar a formação e supervisionar as atividades realizadas pelos participantes são o coordenador do CEJUSC-Famílias e juiz titular da 8.ª Vara de Família de Manaus, Gildo Alves de Carvalho Filho; a diretora de Secretaria do CEJUSC-Famílias, Juliana Crespo; e os mediadores judiciais, Caelison Andrade e Raimundo Ilmar Gadelha.
Com o objetivo de formar mediadores e conciliadores judiciais para a condução de audiências de mediação, por meio de teorias e práticas que atendam à Resolução N.º 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o curso apresenta a Política Nacional de Tratamento adequado de resolução de conflitos e técnicas para identificar e aplicar as técnicas de mediação.
Para a diretora de Secretaria Juliana Crespo, a formação é especialmente relevante para quem atua nas Varas de Família, onde os conflitos envolvem vínculos afetivos e exigem uma condução mais sensível e com foco no restabelecimento da comunicação. “Essa formação desenvolve competências como escuta ativa, comunicação não violenta, fundamentos de negociação, conhecimento sobre processos construtivos e domínio de técnicas autocompositivas”, destacou a servidora.
Segundo o juiz Gildo Carvalho, o curso faz parte da política de contínua qualificação de servidores e estagiários do TJAM, sendo voltado para a “criação de uma estratégia de desenvolvimento e consolidação dessa iniciativa de capacitação, oportunizando os usuários do sistema com uma abordagem de suas questões de forma dialogada, reduzindo o tempo de tramitação de seus processos e buscando uma transformação de conflitos que vise um acordo que atenda aos interesse de todos os envolvidos”.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria é o card de divulgação do curso. Na parte superior direita é possível ver duas pessoas apertando as mãos, em sinal de concordância. Na parte inferior direita, há o nome do curso em caixa alta e letras azuis sobre um fundo branco.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Arte: Iully Gomes | Ejud