Nesta etapa, oito comarcas receberão as ações do programa.
Como preparativo para o início das atividades do Programa de Interiorização em 2025, o desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, diretor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM), realizou uma reunião de alinhamento com os servidores que atuarão como instrutores nesta etapa do projeto.
A reunião aconteceu no gabinete do magistrado na manhã de hoje (22/05) no Edifício Arnoldo Peres, sede do TJAM, e contou com a participação dos servidores Elieder Abensur, Elisnei Oliveira, Fredson Vieira e Rosalina Araújo.
Durante o encontro, o desembargador Abraham Peixoto destacou que o momento entre os instrutores e a direção da Escola é essencial para a preparação das atividades que serão realizadas. Os “desafios únicos de cada comarca, o trabalho coletivo, a escuta ativa e o compromisso individual serão determinantes para os melhores resultados”, frisou o diretor da Escola.
Nesta etapa, o programa ocorrerá entre os dias 26 e 29 de maio e abrangerá as Comarcas de Autazes, Careiro da Várzea, Manacapuru, Novo Airão, Nova Olinda do Norte, Silves e Urucará.
O magistrado ainda salientou que a proposta do projeto, mais do que colaborar no alcance das metas, é despertar a consciência de que os resultados são frutos do comprometimento diário das equipes das unidades judiciais. “Reafirmamos, também, o compromisso institucional de caminhar ao lado de cada um, apoiando e valorizando o esforço coletivo na construção de uma Justiça Amazonense cada vez mais forte”, concluiu o desembargador.
O programa de Interiorização da Ejud iniciou em 2022 e visa levar ações presenciais da Escola às comarcas do Interior do Estado do Amazonas, integrando os eixos de atuação de “Acesso à Justiça” e “Atualização de Sistemas” da Escola Judicial.
As atividades incluem os cursos: “Painéis de Metas e Business Intelligence - Power BI e Estratégia para cumprimento de indicadores e metas do Conselho Nacional de Justiça e Tabelas Processuais Unificadas” e “Sistema Eletrônico de Execução Unificada e Cadastro Nacional de Adolescente em Conflito com a Lei”, que serão ministrados por uma equipe de formadores da Ejud.
Para Fredson Vieira, servidor do TJAM e instrutor do Programa, a Interiorização “é um projeto de muita importância porque, além de apresentar conhecimento técnico, também tem contribuído ao longo desses anos com o fortalecimento da relação da Escola com os servidores que atuam nas comarcas do Interior”, destacou o servidor.
Cronograma
O cronograma de ações do programa neste ano, inicia no dia 26 de maio, com dois dias de atividades de forma simultânea em 4 comarcas diferentes. Totalizando as oito previstas para esta etapa. Confira abaixo o cronograma do Programa de Interiorização:
26 e 27 de maio: Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Careiro da Várzea e Urucará;
28 e 29 de maio: Novo Airão, Novo Aripuanã, Autazes e Silves.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria é a fotografia da reunião. Na imagem, é possível ver o desembargador Abraham Campos conversando com a equipe de instrutores da Ejud.
Texto: Gabriel Horta e Igor Braga | Ejud
Arte: Iully Gomes | Ejud