A turma de Itacoatiara foi a segunda capacitada no projeto neste ano.
A Escola Judicial (Ejud) e a Central de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) finalizaram, na sexta-feira (09/05), a segunda etapa de 2025 do projeto “Interiorizando a Justiça Restaurativa” realizada no município de Itacoatiara. O curso ocorreu entre os dias 05 a 09 de maio, com carga horária total de 40 horas.
Foram capacitados 32 participantes, entre servidores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Estado do Amazonas (Seduc) e membros da rede de proteção a crianças e adolescentes, nesta etapa do projeto. Itacoatiara foi o segundo município visitado em 2025 pela iniciativa “Interiorizando a Justiça Restaurativa”, e o quinto desde o início das ações em 2024.
De acordo com o coordenador da Central de Justiça Restaurativa, juiz Luís Cláudio Cabral Chaves, por conta da extensão territorial do Amazonas, a interiorização da JR tem sido um desafio: “Nós da Central da Justiça Restaurativa aceitamos esse desafio, junto com o presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, e a Ejud, na figura do seu diretor, desembargador Abraham Campos, e nesta primeira fase da Interiorização, vamos levar a Justiça Restaurativa a 12 municípios”.
“Até o presente momento, o projeto de Interiorização tem sido um grande sucesso, com adesão total dos participantes. Não há dúvidas de que até o fim do ano teremos cumprido nossa meta de 12 municípios e, no ano de 2026, chegaremos nas demais cidades”, declarou o magistrado.
O curso foi ministrado pelas servidoras do TJAM e formadoras da Justiça Restaurativa Sabrina Porto e Nayluce Pereira, que acompanham o projeto desde o início.
Próximas atividades
O projeto “Interiorizando a Justiça Restaurativa” tem atividades previstas até o mês de novembro deste ano. Fruto da parceria entre a Ejud, a Central de Justiça Restaurativa e a Seduc, a iniciativa visa capacitar professores e gestores de escolas públicas do interior do Amazonas nas técnicas de Justiça Restaurativa e círculos de construção de paz.
Confira abaixo o calendário dos próximos municípios a receberem o curso:
Lábrea: 19 a 23 de maio;
Parintins: 2 a 6 de junho;
São Gabriel da Cachoeira: 21 a 25 de julho;
Tefé: 18 a 22 de agosto;
Eirunepé: 15 a 19 de setembro;
Maués: 20 a 24 de outubro;
Coari: 10 a 14 de novembro.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra os participantes e instrutores do projeto sem uma sala de aula, sorrindo para a câmera. No centro da imagem é possível ver um círculo com frases, livros e uma girafa de pelúcia.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Sabrina Porto | Ejud