62 estagiários do curso de Direito foram capacitados para atuar nas unidades administrativas e judiciais do TJAM.
A Escola Judicial (Ejud) e a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep) realizaram a terceira edição do “Curso de Formação Inicial de Estagiários” (CFIE) de 2025, nesta segunda-feira (12/05). Convocados pelo edital da 9.ª convocação de candidatos da Seleção Pública de Estágio de Nível Superior em Direito no TJAM, um total de 62 estudantes do curso de Direito participaram desta edição do CFIE. O curso ocorreu no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, localizado no segundo andar do prédio anexo à sede do TJAM, das 9h às 12h.
De acordo com o chefe da seção de estágio da Segep, Aroldo Filho, a integração e capacitação dos novos estagiários no Tribunal de Justiça do Amazonas são “fundamentais para garantir não apenas o bom desempenho das atividades administrativas e jurisdicionais, mas também para formar futuros profissionais conscientes do papel do Judiciário na sociedade”.
“Ao oferecer orientação desde o início, o TJAM contribui para o desenvolvimento técnico e ético desses estudantes, fortalecendo o compromisso com a eficiência, a cidadania e o serviço público de qualidade”, concluiu o servidor.
Programação
O curso foi aberto pela coordenadora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Munique Therense, que deu as boas vindas aos estagiários e apresentou a eles a programação do CFIE.
A primeira palestra do dia foi realizada pela equipe do setor de estágio, com a participação do chefe da Seção de Estágio, Aroldo Filho, da servidora do TJAM, Larissa Jobim, e dos estagiários Adrielly Oliveira e Luan Arcos. Durante a palestra, os participantes foram apresentados aos seus direitos e deveres, e foram orientados sobre a marcação do ponto eletrônico, o pagamento da bolsa-auxílio e abono de faltas.
Em seguida, a servidora do Tribunal e parte da iniciativa “Simplifica TJAM”, Maria Auxiliadora Paula de Paiva, palestrou sobre o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, ressaltando a importância do Pacto em garantir a inclusão e a acessibilidade no Judiciário, superando a barreira que a linguagem jurídica pode representar.
A palestra seguinte teve como objetivo apresentar a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação do TJAM. Ministrada pela servidora Aline Gomes, a apresentação mostrou como identificar, denunciar e combater casos de assédio nas dependências do Tribunal e além.
Fabíola Borges, assessora de Privacidade e Proteção de Dados do TJAM, falou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), destacando a importância da segurança digital no ambiente de trabalho.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra os estagiários que participaram do curso no palco do auditório. Os participantes sorriem e estão em poses relaxadas.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Nicolle Brito | Ejud