A capacitação de “Facilitadores em Justiça Restaurativa” aconteceu em Humaitá em parceria com a Ejud .
O encerramento do módulo prático da primeira turma de 2025 do curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa aconteceu neste sábado (22/03), no município de Humaitá (distante cerca de 690 km da capital do Estado). A formação foi promovida em parceria entre a Escola Judicial (Ejud) e a Central de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM).
A atividade, que teve início no dia 17 de março, capacitou professores e gestores da rede pública de ensino nos princípios da Justiça Restaurativa e nas habilidades para resolução de conflitos por meio do diálogo. Foram certificados 22 profissionais nas práticas de Justiça Restaurativa apresentadas pelas instrutoras Nayluce Pereira e Sabrina Porto, que atuam como formadoras desde 2024.
Para Sabrina, o encerramento do curso foi marcado por muita satisfação e emoção entre os participantes e as instrutoras: “Deixamos Humaitá com a certeza de que a Justiça Restaurativa será implementada e multiplicada na rede pública de ensino por esse empenhado grupo”. A facilitadora ainda destaca a participação de dois estudantes do ensino médio nesta turma, indicados para o curso por serem membros do grêmio estudantil.
Segundo o coordenador da Central de Justiça Restaurativa, juiz Luís Cláudio Chaves Cabral, a capacitação apresentou aos participantes instrumentos valiosos que poderão ser utilizados dentro do ambiente escolar e na comunidade em seu entorno. “A JR busca a solução de conflitos de maneira antecipada, um exemplo de aplicação dessa cultura de paz nas escolas é a questão do bullying. Ao identificarmos essa situação, podemos ajudar os estudantes a resolverem suas desavenças através do diálogo, sem mais conflitos”, explicou o magistrado.
Próximas atividades
Este foi o primeiro evento do projeto “Interiorizando a Justiça Restaurativa” em 2025. Idealizado pela Central de Justiça Restaurativa em parceria com a Ejud e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC), o programa tem como objetivo levar capacitações nas técnicas de Justiça Restaurativa para escolas públicas do interior do Amazonas, voltadas a professores e gestores.
As atividades do projeto “Interiorizando a Justiça Restaurativa”, conforme mencionado pelo juiz Luís Cláudio Chaves, estão previstas para acontecer ao longo de 2025. Confira abaixo o calendário dos próximos municípios que receberão as capacitações do programa:
- Itacoatiara: 28 a 30 de abril e 5 a 6 de maio;
- Lábrea: 19 a 23 de maio;
- Parintins: 2 a 6 de junho;
- São Gabriel da Cachoeira: 21 a 25 de julho;
- Tefé: 18 a 22 de agosto;
- Eirunepé: 15 a 19 de setembro;
- Maués: 20 a 24 de outubro;
- Coari: 10 a 14 de novembro.
#ParaTodosVerem:A foto que ilustra a matéria mostra os participantes do curso e as instrutoras abraçados formando um círculo. Em primeiro plano, há pessoas de costas. No fundo, as pessoas olham para a câmera sorrindo.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Sabrina Porto | TJAM