Nos dois primeiros meses do ano foram realizadas 12 ações formativas, promovidas pela Escola Judicial (Ejud).
Entre janeiro e fevereiro de 2025, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) capacitou 1.363 pessoas para o uso do sistema Projudi. Foram realizados nove treinamentos presenciais voltados para servidores do TJAM, um curso autoinstrucional e duas capacitações destinadas a instituições externas.
As atividades foram promovidas pela Escola Judicial (Ejud) do TJAM, sempre alinhada às diretrizes estabelecidas pela Presidência do Tribunal, que definiu como prioridade a preparação de todo o público-alvo interno impactado pela unificação do sistema de tramitação processual no Judiciário amazonense, o Projudi.
A capacitação para o público interno do TJAM foi planejada em duas etapas. A primeira consiste no curso “Projudi 4.0", disponível na modalidade autoinstrucional, que serviu como base para a segunda fase, o treinamento presencial.
No caso dos treinamentos direcionados ao público externo, foram ofertadas capacitações no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e na Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas (OAB/AM), ambas na modalidade presencial. As ações também estão alinhadas com o compromisso do TJAM em garantir treinamento para as instituições que compõem o Sistema de Justiça.
Com o curso Projudi 4.0, foram capacitados 578 participantes, entre servidores, estagiários e magistrados. O conteúdo foi estruturado em módulos específicos para cada área de atuação dentro do Tribunal. Já os treinamentos presenciais, planejados para esclarecer dúvidas e demonstrar as funcionalidades do sistema, alcançaram um total de 1.111 pessoas.
Unidades atendidas
Os treinamentos tiveram início em janeiro, contemplando as Varas Cíveis e as Câmaras Cíveis. Em fevereiro, foram capacitados servidores das Varas Criminais, Varas Especializadas, seguidos pelas Varas de Família, Órfãos e Sucessões e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos das Varas de Família (Cejusc-FAM).
Na sequência, as Varas de Fazenda receberam o treinamento simultaneamente à Central de Mandados. No fim de fevereiro, a capacitação chegou às Varas do Juizado da Infância e da Juventude Cível, do Juizado da Infância e Juventude Infracional e de Execução de Medidas Socioeducativas.
Além dessas unidades, a Escola Judicial também levou o treinamento para 17 gabinetes de desembargadores das Câmaras Cíveis e para servidores que atuam no Plantão Cível.
No MPAM, a formação aconteceu no dia 6 de fevereiro, na sede do órgão, e capacitou 51 participantes, entre membros e servidores. Já na OAB/AM, o treinamento foi realizado no dia 10 de fevereiro, na sede da Ordem, e contou com a participação de 85 advogados.
As capacitações foram conduzidas pelos instrutores internos da Ejud, os experientes servidores: Elieder Abensur, Elisnei Oliveira, Fredson Vieira, Kal-el Salem, Pedro Gonçalves, Reginaldo Gonçalves e a servidora Rosalina Araújo.
Próximas ações
Os treinamentos no sistema Projudi continuam em março, com capacitações presenciais programadas para a Vara da Auditoria Militar e para as Câmaras Reunidas. O curso autoinstrucional “Projudi 4.0" segue disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola Judicial, sendo imprescindível que os participantes concluam pelo menos um de seus módulos antes de participar do treinamento presencial.
#PraTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra um homem sentado em um auditório com a mão levantada, durante uma das capacitações alusivas ao Projudi
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Raphael Alves