A ação vai acontecer nesta quarta-feira (18/12).
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (Ejud/TJAM), em parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), realizará nesta quarta-feira (18) às 9h, a ação de Cadastro de Profissionais Indígenas no Parque das Tribos, situado no bairro Tarumã-Açu, zona Norte de Manaus. A iniciativa coloca em prática o Programa Permanente de Visibilidade, Proteção e Atenção aos Povos Originários, atendendo ao Provimento conjunto n.º 01 de 05 de março de 2024.
A atividade vai cadastrar indígenas que possam atuar como intérpretes em processos que envolvam outros indígenas. Está previsto pelo texto do provimento o registro de profissionais indígenas de diversos campos de atuação, como antropólogos, assistentes sociais, psicólogos, médicos e advogados.
Para o desembargador Cezar Luiz Bandiera, diretor da Escola Judicial, realizar esta ação demonstra o comprometimento da Ejud com sua missão institucional de colaborar com a melhoria da qualidade da prestação jurisdicional. “Além de capacitar os servidores, a Escola tem buscado ouvir os jurisdicionados para pensar em ações que contribuam com a melhoria do serviço prestado, uma vez que são essas pessoas o destino final de todas as atividades do Poder Judiciário”, salientou o magistrado.
O Banco de Profissionais Indígenas é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do ano em parceria entre a CGJ-AM e Ejud e que iniciou com com as atividades desenvolvidas na Comarca de São Gabriel da Cachoeira (distante cerca de 1.500 km de Manaus), em março de 2024 com o lançamento do provimento conjunto.
Além do cadastro, ainda estão previstos pelo texto o mapeamento das etnias estabelecidas no Estado do Amazonas, identificação de lideranças indígenas e a disponibilização do protocolo por escrito ou em tutoriais audiovisuais, inicialmente em português e nas línguas indígenas nheengatu, baniwa, yanomami, baré, tukano, além das versões em inglês e espanhol.
#ParaTodosVerem: O card que ilustra a matéria tem fundo em tons de verde com um mapa do Amazonas estilizado. Em letras brancas, do lado esquerdo, estão as informações do evento. Do lado direito, está um homem com traços indigenas segurando um notebook.
Texto: Nicolle Brito
Arte: Igor Braga