A capacitação será realizada de modo online e acontece nos dias 27 e 29 de novembro.
Hoje é o último dia para se inscrever no curso online sobre "Letramento e Enfrentamento à Discriminação Racial no Ambiente de Trabalho e na Prestação Jurisdicional", promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud/TJAM). O objetivo do curso é apresentar conceitos fundamentais para o estudo e debate das relações raciais, além de proporcionar estratégias para o enfrentamento do racismo no Judiciário Estadual.
Dividida em dois encontros, a ação formativa acontece nos dias 27 e 29 de novembro, das 14:30h às 17:30h (horário de Manaus), na plataforma do Google Meet. A ação faz parte do eixo de Gênero e Diversidade da Escola, que abrange temas contemporâneos para fomentar a reflexão sobre o acesso à justiça e garantias fundamentais por um recorte social.
O curso é destinado a servidores e estagiários do TJAM, magistrados e ao público em geral. Durante as aulas, serão abordados temas como racialidade, contexto cultural e a problematização do preconceito e discriminação, com o intuito de desconstruir a mentalidade racista e promover formas de enfrentamento antirracista.
O professor responsável será o servidor do TJAM e secretário de Arquivo e Memória Institucional, Juarez da Silva Júnior, graduado em Processamento de Dados pela Universidade de Taubaté e mestre em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Segundo Rafael Luan Andrade Santos, secretário-geral da Ejud, “essa formação traz conceitos essenciais para a construção da consciência racial dentro da instituição. É fundamental reparar os débitos históricos de violência contra o povo negro, o que se concretiza por meio da ampliação de discussões e ações eficazes no combate a qualquer forma de discriminação.”
As inscrições para o curso estão abertas e podem ser feitas clicando aqui ou acessando o site da Escola Judicial e clicando no ícone da “Emeron Web”.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra uma servidora com fone de ouvido de costas, olhando para suas duas telas. A da esquerda mostra o site da "EmeronWeb" e a da direita o card do curso. O logo da Escola Judicial poode ser visto ao fundo da foto, no canto superior esquerdo.
Texto e foto: Nicolle Brito | Ejud