A comarca de Nhamundá é a 59.ª do interior do Amazonas a receber as atividades do projeto.
O Programa de Interiorização da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) realiza a penúltima viagem do projeto no biênio 2023 - 2024. Entre os dias 11 e 12 de novembro, a Comarca de Nhamundá, na subregião do Baixo Amazonas, é a 59.ª a receber as atividades presenciais da Escola.
A programação conta com os cursos “Painéis de Metas e Businesses Inteligente – TJAM e Estratégias para Cumprimento de Metas e Indicadores do Conselho Nacional de Justiça” e “Instauração do Processo de Execução Penal e Noções de Uso do Sistema Eletrônico de Execução Unificado” pelo coordenador do Programa de Interiorização e diretor da Vara Única da Comarca de Benjamin Constant, Fredson Vieira.
Para Fredson, “cada comarca que passamos, notamos cada vez mais a satisfação dos servidores em receber as ações do Programa. Estão sempre interessados no que é oferecido e parecem sempre estar com a sensação de pertencimento à estrutura do Tribunal, o que nos faz sentir que estamos no caminho certo”.
Alcance da meta
A 60.ª comarca do interior do Estado do Amazonas a receber as atividades será a Comarca de Parintins, também na região do Baixo Amazonas, e marca o alcance da meta da gestão do desembargador Cezar Bandiera a frente da Ejud de alcançar todas as comarcas de 1.ª entrância do Amazonas. As atividades estão previstas para os dias 13 e 14 de novembro de 2024, com a realização de uma solenidade alusiva à conclusão do Programa de Interiorização da Escola no biênio 2023 - 2024, além dos cursos que são ofertados durante as visitas.
O Programa de Interiorização da Ejud iniciou em 2022, com as primeiras visitas a comarcas do Interior do Estado, mas foi no biênio 2023-2024 que o projeto foi intensificado e deu início a meta de atingir presencialmente as 60 comarcas do interior do Amazonas com ações presenciais.
Para o diretor da Escola Judicial, o desembargador Cezar Bandiera, a conclusão da viagem reflete um grande empenho da equipe da Escola que “abraçou a tarefa com bravura e afinco, auxiliando nossos irmãos das demais comarcas levando diversas formações que atendiam às necessidades expressas por eles. O objetivo sempre foi levar o sentimento de pertencimento para aqueles que labutam tão distante da sede do Judiciário, mostrando que, independentemente da grande dimensão do nosso estado, os braços do Tribunal alcançam a população e seus servidores”.
#ParaTodosVerem: A fotografia que ilustra a matéria mostra os servidores da Comarca de Nhamundá e o instrutor Fredson Vieria assistindo um vídeo projetado em uma das paredes da sala onde acontece o treinamento. Ao fundo está o brasão do TJAM fixado na parede e as bandeiras do Brasil, Amazonas e de Nhamundá.
Texto: Gabriel Horta | Ejud
Foto: Ejud