O programa se aproxima de visitar as 60 comarcas de primeira entrância até o final do ano.
Direcionado aos servidores que atuam nas comarcas do interior, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud), levou o Programa de Interiorização para o município de Borba, distante 172 quilômetros da capital. Essa é a 56.ª comarca visitada pelo Programa de Interiorização no biênio 2023/2024, e a 35.ª no ano de 2024.
Suprindo a necessidade da comarca, buscando sempre aprimorar os conhecimentos dos servidores do judiciário e garantindo um atendimento de excelência àqueles que necessitam, o Programa levou o curso “Oficina de prática em audiência de Conciliação e Mediação” para Borba. A formação foi realizada dos dias 17 a 20 de setembro, totalizando 28 horas/aula.
Os responsáveis pela capacitação foram a diretora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos das Varas de Família (CEJUSC - Família), Juliana Lins, e o analista judiciário Caelison Andrade. Ambos ressaltaram o compromisso e empenho da turma, além de parabenizar a iniciativa da Interiorização.
Segundo Juliana, a equipe da comarca foi extremamente receptiva e estavam empenhados com o curso. “A abertura e empenho em compartilhar conosco experiências e aprendizados, junto com a troca de vivências tornaram nosso curso único. Finalizamos o curso com um sentimento de muita gratidão, sempre agradecidos pela oportunidade em participar do movimento de multiplicar agentes da conciliação e mediação", concluiu.
Para Caelison, o engajamento da turma foi destaque. “Identifiquei uma turma muito comprometida com aquilo que o curso oferece. Há muita qualidade na parceria entre o Tribunal de Justiça, representado pelos servidores do Fórum de Borba e outras organizações como o Conselho Tutelar da cidade. Me sinto muito grato com a oportunidade de estar aqui”, declarou o servidor.
Com 4 comarcas faltando para atingir o marco de 60 visitadas no biênio 2023/2024, o secretário-geral da Escola Judicial, Rafael Santos, destaca que “cada visita traz experiências únicas, tanto para os instrutores quanto para os servidores. No final o que fica é o sentimento de gratidão por toda a vivência compartilhada nos dias de formação”.
O Programa
Intensificado durante a gestão do diretor da Ejud, desembargador Cezar Luiz Bandiera, o Programa de Interiorização se aproxima de alcançar a marca de 60 comarcas, visitando todas as comarcas do interior do Amazonas. A previsão é de completar as viagens nos próximos meses.
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra os servidores de Borba juntos com Juliana e Caelison, sorrindo.
Texto: Gabriel Horta /Ejud
Foto: Juliana Medeiros /Ejud