A formação foi realizada para as Turmas Recursais e Turmas de Uniformização, de forma online e síncrona.
Atendendo a necessidade de preparar os magistrados, servidores e estagiários atuantes no 2º grau ante a migração de sistemas, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud), realizou a 1.ª etapa do curso “Trilha da Migração” - 2º grau para o sistema PROJUDI.
A capacitação deu-se na modalidade online e síncrona, usando a plataforma Google Meet, e ocorreu entre os dias 16 a 18 de setembro, pela manhã. As aulas tiveram duração de 4 horas/dia, totalizando ao fim do curso 12 horas-aula.
O foco da formação foi apresentar um panorama geral para a migração do sistema processual PROJUDI, aprimorar e capacitar os usuários para a utilização do novo sistema, a fim de garantir a adequada gestão e uniformização de expedientes, por meio da adoção de um procedimento padronizado de rotinas de trabalho, adequado às necessidades das Unidades Jurisdicionais.
Os instrutores da formação são o assistente de controladoria e instrutor da Ejud, Elieder Abensur e o diretor da Vara Única de Benjamin Constant, Fredson Souza. A metodologia do curso foi composta por aulas expositivas, com abertura para diálogos e explicações, além de exercícios práticos para que os participantes pudessem esclarecer dúvidas e se familiarizar com o sistema PROJUDI.
Para Elieder, os treinamentos da Migração PROJUDI são excelentes oportunidades de aprendizado para os servidores que irão manejar o novo sistema em suas unidades judiciais. “Para mim, é uma grande satisfação poder contribuir neste processo, devolvendo para o Tribunal o conhecimento que adquiri ao longo dos 10 anos em que estive como Diretor de Secretaria no interior do Estado”, destacou.
De acordo com o secretário-geral da Escola Judicial, Rafael Santos, “a adoção de um sistema processual unificado para todo o Amazonas exige um esforço geral dos magistrados, servidores e estagiários, que têm a missão de manter a qualidade dos serviços jurisdicionais. A Escola entra como uma aliada nesse processo, trazendo capacitação, acompanhamento e segurança nesse momento de transição”, destacou o servidor.
Texto e foto: Gabriel Horta | EJUD
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra uma servidora de cabelos pretos assistindo à aula do curso no computador