A formação foi concluída com o encerramento do módulo prático.
Seguindo o cronograma previamente divulgado, o curso de “Inteligência Artificial em Rotinas Administrativas” foi concluído nesta terça-feira (17/09). A formação foi uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio da Escola Judicial (Ejud), em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).
A formação chegou ao fim com a conclusão do módulo prático. As aulas foram realizadas entre os meses de agosto e setembro, totalizando 24 horas-aula, distribuídas entre os oito dias de curso.
A capacitação teve como objetivo municiar os servidores do TJAM com conhecimentos e habilidades práticas para identificar, projetar e implementar soluções de inteligência artificial que otimizem as rotinas administrativas em diversos setores, garantindo a celeridade e excelência na entrega destas demandas.
O diretor da Seção de Inteligência Artificial da Setic do TJAM, Rhedson Esashika, foi responsável por ministrar a formação. Rhedson destaca o impacto que a chamada IA generativa – um tipo de Inteligência Artificial focado na criação de conteúdo através de padrões ensinados para a máquina – terá no trabalho do judiciário daqui para frente: “Durante todo o curso, trabalhamos intensamente a questão do uso da IA generativa nas rotinas administrativas, no dia a dia do servidor, na confecção de documentos, interpretação de dados e relatórios, do que seja. Com essa formação, formamos servidores que vão conseguir usar a IA generativa de forma avançada e que vão impactar positivamente os índices de atendimento do Tribunal”, afirmou o formador.
Rhedson também ressaltou a grande adesão dos servidores ao curso, destacando uma das aulas, onde houve cerca de 140 participantes simultâneos, mostrando o grande interesse pela Inteligência Artificial e seu uso na rotina do judiciário. “Tudo que foi ensinado aqui vai ajudar esses servidores no dia a dia, melhorando sua performance e a qualidade de seu trabalho. O que já era muito bom, vai ficar ainda melhor, o que garante uma prestação de serviço melhor para o jurisdicionado”, declarou.
Ao longo do curso, foi dado grande foco na elaboração de prompts – ou comandos – para que a IA generativa consiga gerar bons resultados. O projeto final foi a geração de um prompt para que a IA generativa resolva um problema do setor do aluno, apresentando um resultado gerado pela Inteligência Artificial.
Orientados pelo formador, os alunos desenvolveram projetos de implementação de IA nas rotinas do TJAM, desde a fase de planejamento até a execução, incluindo a avaliação de resultados e o ajuste de estratégia, seguindo o que foi passado ao longo das aulas.
Texto e Foto: Gabriel Horta | EJUD
#ParaTodosVerem: A imagem que ilustra a matéria mostra uma mulher de cabelos pretos e camisa branca assistindo à uma aula do curso de IA na tela do computador.