O evento contou com a presença de 415 professores, dos 61 municípios da rede de ensino da SEDUC
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC), realizou entre os dias 26 e 30 de agosto, o 2º ciclo de aulas do curso de “II Curso de Facilitadores de Justiça Restaurativa do TJAM”
O curso foi ministrado pela analista judiciária do TJAM, facilitadora e instrutora de Círculos de Construção de Paz pela Ajuris, especialista em “Direitos Difusos e Coletivos” pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo (ESMP/SP) e em “Direito Processual Civil” pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Sabrina Monteiro Porto de Almeida.
A formação, que é destinada aos professores da rede de ensino que atuam nas Comarcas do interior do Amazonas, contou com a participação de 415 docentes de todas as 61 Comarcas do Estado.
O objetivo do curso é estimular os inscritos para que apliquem os valores da Justiça Restaurativa em suas vidas, focando em diálogos e em como lidar com situações conflitivas e não conflitivas, implementando uma cultura de paz no ambiente escolar.
Durante as aulas, foram apresentados os aspectos teóricos dos círculos de construção de paz e sua relação com a Justiça Restaurativa, como o seu histórico no Brasil e mundo, a ampla concepção do assunto, como colocá-lo em prática e a importância da comunidade para a construção da Justiça Restaurativa intrínseca na sociedade.
Para o desembargador diretor da Escola Judicial, Cezar Bandiera, o curso é crucial para a promoção da cultura de paz nas escolas amazonenses, já que “com esta capacitação de professores em todo o Estado, aplicamos os princípios da Justiça Restaurativa no dia a dia escolar, prevenindo conflitos e fortalecendo o diálogo. Esse esforço conjunto reforça nosso compromisso com uma sociedade mais justa e harmoniosa”.
É válido ressaltar, que essa é uma formação que capacita os servidores da rede estadual de ensino, conforme o “Acordo de Cooperação Técnica 21/2024”, firmado entre o TJAM e a SEDUC, e será finalizada na terça-feira, dia 3 de setembro.
Texto: Nicolle Brito
Foto: Marcus Phillipe
#ParaTodosVerem a imagem mostra a equipe participante do curso de Justiça Restaurativa posando para foto, juntamente com o desembargador Cezar Bandiera, diretor da Escola Judicial e a psicóloga Rafaela Duso, professora da formação.