Ao Poder Judiciário Amazonense foi conferida a enorme honra de receber, na cidade de Manaus, a 94º edição do Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil - ENCOGE, que ocorrerá no período de 20 a 22 de novembro de 2024. Por isso, estamos inteiramente imbuídos do propósito de propiciar a todos os participantes um momento único e promissor.
O tema central escolhido, qual seja “A função social das Corregedorias-Gerais de Justiça: Estratégias e Tecnologias para a promoção dos direitos fundamentais e gestão de questões ambientais e fundiárias”, nos convida a refletir e debater sobre a amplitude das atribuições destinadas às Corregedorias, que hoje ultrapassam a típica função disciplinar e alcançam um viés social de extrema importância.
A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 20.11.2024, quarta-feira, a partir das 18h, no Teatro Amazonas, patrimônio histórico e artístico nacional, conhecido por sua imponência e beleza.
No dia seguinte, 21.11.2024, quinta-feira, serão realizadas palestras e oficinas de debate, além de sessão plenária entre os Corregedores-Gerais de Justiça, para a consolidação dos enunciados acerca das questões tratadas e elaboração da Carta de Manaus.
No último dia de evento, 22.11.2024, sexta-feira, será realizado o 6º Encontro do Fórum Fundiário Nacional, com a temática “Governança fundiária e sustentabilidade: impactos socioeconômicos das mudanças climáticas”, que, dada à sua relevância, nos instiga e nos confere a certeza de que será, de fato, uma valiosa oportunidade de aprendizado.
Assim, o Amazonas abre as suas portas para recebê-los, com satisfação proporcional ao seu enorme território. Nossas boas-vindas serão embaladas pelas toadas dos nossos bois-bumbás, circundadas pela beleza dos nossos rios e florestas, e enriquecida pela cultura da nossa região. Nosso povo – faceiro e acolhedor – desde já vos abraça, com a convicção de que teremos um encontro memorável, nesta terra em que Deus se manifesta com magia especial.
Desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes
Corregedor-Geral de Justiça do Amazonas e Presidente do Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil