A 4ª Edição do Projeto Gerações ocorreu na última quinta-feira (29/09).
O “Projeto Gerações” contou com mais uma edição realizada pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUNATI/UEA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/AM), nesta última quinta-feira (29/09), com sua 4ª atividade desta ação, cujo propósito visa ao fortalecimento da conexão entre idosos e o sistema judiciário.
Os participantes da 4ª edição do projeto tiveram a oportunidade de acompanhar o funcionamento do poder judiciário, explorando os ambientes onde os magistrados desempenham seus papéis, possibilitando a eles conhecer um pouquinho da trajetória e dos desafios enfrentados por esses profissionais. O projeto é uma forma de fornecer não apenas uma visão humanizada do judiciário, mas também permitir que os participantes entendam melhor os percursos do processo legal e a importância da atuação da justiça na sociedade onde vivem.
Pela manhã, a turma participou de uma atividade educativa no Senac-AM, onde foram introduzidos os princípios da computação, sistemas operacionais (Windows/Microsoft) e habilidades de comunicação, com o objetivo de capacitá-los para uma inclusão social e digital mais eficaz. Em seguida, o grupo continuou o programa visitando o Palácio da Justiça, que já serviu como sede do judiciário amazonense e agora é o Centro Memorial e Cultural do Judiciário do Estado do Amazonas (CEMECJAM).
“Percebo que o judiciário hoje tem uma proposta de se aproximar das pessoas, de ser mais do que apenas um agente julgador, mas sim um agente de transformação social. Por essa razão, é importante desmistificar, derrubar as barreiras e mostrar que o magistrado não está isolado em um castelo, mas sim que ele confirma a realidade, conhece o contexto social no qual está inserido e busca também aproximar as pessoas do poder judiciário para que compreendam a difícil e árdua atividade de um juiz", destaca o juiz de Direito do TJAM, Leonardo Mattedi Matarangas, que palestrou para os presentes na 4ª edição do Projeto Gerações.
O Gerente do Centro Especializado de Informática do SENAC, Abrahim Baze Jr, agradeceu ao TJAM pela parceria: “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à parceria entre o TJAM, SENAC e FUNATI, por meio da ESMAM, que está realizando todas essas atividades conosco, com visitas aos nossos queridos amigos da FUNATI”, destacou Abrahim Jr.
Ainda, segundo Abrahim Jr, o projeto explora de que forma a tecnologia pode ser aproveitada para melhorar a vida dos idosos, envolvendo o uso de dispositivos, aplicativos ou serviços digitais que ofereçam benefícios específicos, como melhorar a comunicação, facilitar tarefas diárias ou até mesmo atua na promoção do bem-estar.
“No projeto, discutimos tecnologia e falamos um pouco sobre como ela pode nos ajudar, bem como os tipos de segurança que podemos oferecer. É importante, também, pensarmos no modelo pedagógico que desenvolvemos aqui, pois ao trabalharmos com a melhor idade, ou como alguns já chamam a idade tardia, estamos pensando nas pessoas que cuidam de nós”, afirmou o gerente do SENAC.
As próximas turmas do “Projeto Gerações” estão programadas para os dias 19 e 26 de outubro, ressaltando que as inscrições deverão ser feitas pela Funati, entre os alunos matriculados em seus diversos cursos.
Foto: Arquivo/Esmam
Natanael Maricaua - Estagiário, sob a supervisão e edição de Ramiro Neto.
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.|esmam@tjam.jus.br