O segundo nível do curso de Formação de Formadores foi encerrado com atividades presenciais nos dias 18 e 19 de setembro
Com o objetivo de capacitar magistrados e servidores que atuam na coordenação pedagógica das escolas judiciais no domínio das ferramentas tecnológicas para o ensino híbrido, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) realizou, nos últimos dias 18 e 19 de setembro, o curso "Formação de Formadores Nível 2" (FOFON2).
O segundo nível do curso "Formação de Formadores" foi ministrado na modalidade semipresencial, com encontros presenciais, aulas síncronas no Zoom e aprendizado a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. A formação abordou temas como ensino remoto, planejamento, métodos ativos em aulas telepresenciais, novas ferramentas tecnológicas e avaliação.
O evento de encerramento do segundo nível do curso foi ministrado pelos formadores profissionais Vladimir Santos Vitovsky e Fernando de Assis Alves, abordando os tópicos propostos e compartilhando conhecimentos valiosos com os magistrados que participaram do FOFON2.
Segundo a juíza de Direito do TJAM, Clarissa Ribeiro Lino, o curso de Formação de Formadores é uma oportunidade para os magistrados aperfeiçoarem suas habilidades e conhecimentos como instrutores, promovendo também a troca de experiências entre os juízes.
“Em toda profissão é necessário o aperfeiçoamento profissional. O curso de formação de formadores, nos diversos módulos, capacita o magistrado-formador, ajudando-o a desenvolver habilidades para o exercício da docência no âmbito das escolas superiores da magistratura. Ademais, o curso nos proporciona contato com profissionais de outros estados e mais proximidade com os colegas de carreira, criando um ambiente propício às amizades e a troca de conhecimentos”, destaca a magistrada.
“A temática abordada no FOFO N2 é de extrema relevância para a educação, pois apresenta as novas ferramentas tecnológicas disponíveis para o ensino híbrido, possibilitando aos participantes a interação necessária, com a possibilidade imediata de exerce-se, na prática, os ensinamentos ofertados no decorrer do curso”, afirma a também juíza de Direito do TJAM, Juline Rossendy Rosa Neres.
Entenda mais sobre a Formação de Formadores
A formação de formadores visa ao desenvolvimento de competências de magistrados e servidores que atuam no planejamento e na execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos juízes. A ENFAM realiza essa atividade com o objetivo de gerar um efeito multiplicador e, ao fomentar parcerias com as demais escolas, busca a capacitação de magistrados para que dominem os aspectos pedagógicos da formação profissional dos seus próprios pares e assim desenvolver, continuamente, competências profissionais específicas para o exercício da docência e para a atuação no planejamento e execução de ações de formação no contexto da magistratura.
Foto: Chico Batata
Natanael Maricaua – Estagiário, sob a supervisão e edição de Ramiro Neto.
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.