A terceira turma de idosos participou do Projeto Gerações na última quinta-feira (24/08)
Dando continuidade no fortalecimento da conexão entre os idosos e o sistema judiciário, promovendo a inclusão social por meio do acesso ao conhecimento e à justiça, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUNATI/UEA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/AM), realizou na última quinta-feira (24/08), a 3° edição do “Projeto Gerações”.
Na imersão do funcionamento da justiça, mais uma turma da terceira idade teve a oportunidade de acompanhar o funcionamento do poder judiciário. Eles exploraram os ambientes onde os magistrados desempenham seus papéis e foram introduzidos à trajetória e aos desafios enfrentados por esses profissionais. Esse projeto proporcionou não apenas uma visão humanizada do judiciário, mas também permitiu que os participantes entendessem melhor os processos legais e a importância da justiça na sociedade.
Pela manhã, a terceira turma a participar do projeto, se envolveu em uma atividade educativa no Senac-AM. Nesse encontro, eles foram introduzidos aos fundamentos da computação, sistemas operacionais (Windows/Microsoft) e habilidades de comunicação. O foco era torná-los mais confortáveis com a inclusão social e digital, proporcionando-lhes as capacidades necessárias para efetivamente exercerem seus direitos.
Em continuação ao cronograma do projeto, o grupo dirigiu-se ao Palácio da Justiça, que já serviu como sede do judiciário amazonense. Atualmente, esse local é reconhecido como o Centro Memorial e Cultural do Judiciário do Estado do Amazonas (CEMECJAM). Durante a visita, a juíza de Direito do TJAM, Rebeca de Mendonça Lima, realizou uma palestra inspiradora, seguida por uma exploração guiada pelas instalações históricas do prédio.
“Foi muito gratificante poder conversar e compartilhar um pouco da minha trajetória na magistratura com os alunos da Funati, que são idosos, e com experiência de vida para compreender aquilo que a gente fala. Estou satisfeita, porque me senti acolhida pelos alunos. Parabenizo a Esmam por esse projeto, pois é importante que as pessoas mais velhas saibam o funcionamento do poder judiciário e um pouco da vida do magistrado, para que desmitifiquem a imagem do juiz perante a sociedade”, destaca juíza de Direito do TJAM, Rebeca de Mendonça Lima.
Para o gestor do SENAC do Centro Especializado de Informática, Abrahim Baze Junior, o projeto ajuda a equilibrar a situação, pois as pessoas que já têm facilidade com a tecnologia se unem para compartilhar informações e habilidades com aqueles que têm dificuldades.
“A gente abriu as portas para a realização do Projeto Gerações, da ESMAM, entendendo que a tecnologia hoje deve ser desmistificada. Algumas pessoas têm dificuldade, entendimento, compreensão e outros já contam com facilidade, um projeto de inclusão social e digital como esse, a gente começa a equilibrar, pois as pessoas que tem facilidade se aliam, levando mais informação e habilidade para os que têm dificuldade”, destaca Abrahim Baze Junior.
A próxima turma do Projeto Gerações está programada para o dia 28 de setembro e as inscrições serão feitas pela Funati, entre os alunos matriculados em seus diversos cursos.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: Marcus Phillipe
Natanael Maricaua - Estagiário sob a supervisão e edição de Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.|esmam@tjam.jus.br