Segunda turma da terceira idade participou do projeto na última quinta-feira (13/07)
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUNATI/UEA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/AM), está promovendo o projeto "Gerações". O objetivo desse projeto é fortalecer a conexão entre os idosos e o sistema judiciário, proporcionando uma experiência enriquecedora e promovendo a inclusão social por meio do acesso ao conhecimento e à justiça.
Na última quinta-feira, 13 de julho, a segunda turma da terceira idade participou do projeto. Os alunos foram introduzidos à trajetória e aos desafios dos magistrados, conheceram os ambientes e os papéis do poder judiciário, proporcionando uma visão humanizada do judiciário e a oportunidade de acompanhar empiricamente o funcionamento da justiça.
Durante a manhã, o grupo participou de uma atividade pedagógica no Senac-AM, onde receberam noções básicas de computação, sistemas operacionais (Windows/Microsoft) e comunicação. O objetivo foi familiarizá-los com a inclusão social e digital, capacitando-os para exercerem seus direitos.
Em seguida, o grupo foi recebido no Palácio da Justiça, antiga sede do judiciário amazonense, hoje conhecido como Centro Memorial e Cultural do Judiciário do Estado do Amazonas (CEMECJAM). Lá, tiveram uma palestra com a juíza de Direito do TJAM, Clarissa Ribeiro Lino, e realizaram uma visita guiada pelo prédio histórico.
"O Projeto Gerações é muito importante para nós, enquanto SENAC. Ele faz parte de uma de nossas premissas de atendimento, que é promover o encontro intergeracional com inclusão digital para um grupo específico dentro do nosso público-alvo. Nosso objetivo é educar para o trabalho e proporcionar a essas pessoas um sentimento de inclusão ao trazê-las para o momento e para o cenário adequados”, destaca a Diretora de Educação do SENAC Amazonas, Ellen Castro.
Para a supervisora pedagógica do SENAC Amazonas, Roneuane Grazielle, o Projeto Gerações é uma atividade grandiosa, pois garante uma acessibilidade diferenciada para as pessoas da terceira idade.
"O Projeto Gerações é uma atividade grandiosa, pois ao lidarmos com a terceira idade, pessoas que estão afastadas das áreas tecnológicas há algum tempo, precisamos garantir uma acessibilidade diferenciada. É necessário pensar em atividades que sejam inclusivas e que façam parte desse processo de inclusão. A inclusão na educação é fundamental e, ao mesmo tempo, delicada. Este projeto visa exatamente trabalhar a inclusão dessas pessoas, dentro da educação e da tecnologia, que está em constante avanço”, concluiu Roneuane Grazielle.
“A aula no SENAC foi maravilhosa, com pessoas dinâmicas, aprendemos muito, estamos muito felizes na nossa teceria idade, eu não falo só por mim, mas pelas as minhas amigas que estão participando também, a felicidade tá contagiantes. Vou sair daqui com muito aprendizado e muitas coisas boas para a minha vida”, ressaltou Maria Admildes de 69 anos.
“A experiência tá sendo ótima, essa interação com as pessoas já com certa idade. A gente fica feliz porque estamos interagindo, é maravilhoso, eu saí de casa cedo para conhecer e interagir com essas pessoas que aqui estão e ter uma nova ideia de que não estamos sozinhos, estamos sendo vistos e olhados por outras pessoas”, afirma Valdevino Sarmento de 69 anos.
A próxima turma do Projeto Gerações está programada para o dia 24 de agosto e as inscrições serão feitas pela Funati, entre os alunos matriculados em seus diversos cursos.
Natanael Maricaua- Estagiário sob a supervisão de Ramiro Neto
Fotos: Karla Souza
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.